Arquivos - Página 2

  • PROEJA refletindo o cotidiano
    v. 2 (2012)

    Este livro é uma coletânea de artigos científicos sobre a modalidade da Educação de Jovens e Adultos,sua história e programas governamentais como o PROEJA, elaborados, em sua maioria, pelos(as) estudantes doPrograma de Pós-Graduação Lato-Sensu PROEJA do Instituto Federal Fluminense.
  • PROEJA refletindo o cotidiano
    v. 1 (2012)

    Este livro é uma coletânea de artigos científicos sobre a modalidade da Educação de Jovens e Adultos,sua história e programas governamentais como o PROEJA, elaborados, em sua maioria, pelos(as) estudantes doPrograma de Pós-Graduação Lato-Sensu PROEJA do Instituto Federal Fluminense.
  • Descrição do MOHID

    Descrição do MOHID
    2012

    Este livro descreve o sistema MOHID de modelagem tridimensional de um corpo d’água. Os modelos que compreendem o MOHID foram desenvolvidos por uma grande equipe de técnicos colaboradores do centro de investigação MARETEC em cooperação próxima com a empresa Hidromod Ltda3 desde os meados dos anos 80, e incluem contribuições de uma equipe permanente de pesquisadores, de alunos de doutorado dos Programas de Engenharia Ambiental e Mecânica, bem como de alunos do Curso de Mestrado em Modelagem de Ambientes Marinhos. Contribuições de outros grupos de pesquisa que incluem escolas e empresas de vários países têm igualmente sido relevantes para o desenvolvimento do MOHID.
  • Uso de Modelos Matemáticos na Gestão de Recursos Hídricos

    Uso de Modelos Matemáticos na Gestão de Recursos Hídricos
    2012

    Este livro reúne exemplos de aplicação de modelos matemático na gestão de recursos hídricos. Os casos abordados são todos eles focados em uma importante bacia hidrográfica fluminense, a do Rio Macaé. Por suas características peculiares, como a de drenar região heterogênea, tanto em termos de uso, quanto em topografia e cobertura vegetal, essa bacia se apresenta como um profícuo campo de estudos envolvendo modelagem. Os textos aqui apresentados se voltam para os aspectos qualitativos das águas do Macaé. Assim, os estudos discutidos vão do estabelecimento de índices de qualidade da água ao comportamento de poluentes eventualmente lançados no rio, seja em seu alto curso ou em sua região estuarina. Tem-se com essa obra um excelente recurso de apoio didático para as ações de proteção, conservação e melhorias da qualidade ambiental e dos sistemas naturais da região e de outras localidades. Além, é claro, de seu um bom recurso para se orientar e ordenar o processo de ocupação do território, visando à melhoria da qualidade de vida dos habitantes.  
  • Do Índio Goitacá à Economia do Petróleo: Uma Viagem pela História e Ecologia da Maior Restinga Protegida do Brasil

    Do Índio Goitacá à Economia do Petróleo: Uma Viagem pela História e Ecologia da Maior Restinga Protegida do Brasil
    2011

    Esta obra leva o leitor a um universo rico e diversificado de informações sobre a maior restinga do litoral brasileiro. Os primeiros capítulos descrevem a formação da Restinga de Jurubatiba e sua ocupação pelo homem, assim como a relação de seus habitantes com o ambiente. A biodiversidade e a ecologia da flora, da fauna e das lagoas costeiras são apresentadas de maneira didática e com muita precisão científica. A riqueza de informações, muitas delas inéditas, é fruto de mais de uma década de intensas pesquisas do próprio autor e de vários estudiosos brasileiros e estrangeiros. Os capítulos finais são dedicados à análise das alterações ambientais e do acelerado processo de urbanização desordenado, que tem caracterizado a ocupação da região Norte Fluminense, especialmente depois da instalação da economia do petróleo. Ao longo dos quatorze capítulos, é chamada a atenção do leitor para os principais motivos pelos quais a sociedade norte-fluminense deve, em caráter de extrema urgência, conciliar a exploração do petróleo com a preservação dos ecossistemas, condição sine qua non para o desenvolvimento humano da região.
  • Educação e Tecnologia - um percurso interinstitucional

    Educação e Tecnologia - um percurso interinstitucional
    2011

    A ideia de construir esse livro surgiu a partir das pesquisas realizadas pelo grupo de doutorandos do Curso de Pós Graduação em Informática na Educação (convênio interinstitucional UFRGS-IFF-IFRJ). Trata-se de uma coletânea de trabalhos que se pautam em perspectivas multidisciplinares e intercontextuais que, ao interpretar teorias, apresenta e discute propostas de aperfeiçoamento quanto à prática docente contemporânea. A obra está organizada em capítulos, nos quais os autores apresentam seus diferentes pontos de vista a respeito das diversas linhas de pesquisa na área de Informática Educativa. Essa leitura rica e diversa tem o propósito de convidar o leitor a viajar pela temática da Pesquisa em Educação, com foco na indissociabilidade entre pedagogia e tecnologia, atendendo ao público mais diverso, do leigo interessado ao pesquisador experiente.
  • Ferramentas e instrumentos de medidas elétricas

    Ferramentas e instrumentos de medidas elétricas
    2011

    O principal objetivo deste livro é tornar facilmente compreensíveis os princípios de Equipamentos de Medidas e Ferramentas, satisfazendo as necessidades não só dos Programas Acadêmicos de Engenharia Elétrica, mas também do currículo de Cursos Técnicos.Este livro exige como pré-requisito conhecimentos básicos em Teoria de Circuitos e Fundamentos de Eletrônica em estado sólido. O material aqui apresentado foi desenvolvido a partir de rotinas de aula de práticas de Medidas Elétricas.A obra parte de duas premissas: primeira é saber que a magia compreendida é mais segura e poderosa que a magia não conhecida. Este não é um livro do tipo pegue-e-faça. Não veja as ilustrações procurando como desparafusar essa parte ou aquela, mas como uma forma de conhecer melhor o que esta acontecendo por dentro de todos esses componentes que passam a ser menos formidáveis quando alguma coisa realmente dá errado; a segunda premissa, que vai além deste livro, é que o conhecimento em si vale à pena e é um objetivo bastante proveitoso e agradável.
  • Ludoteca de Química para o ensino médio

    Ludoteca de Química para o Ensino Médio
    2011

    Este livro foi elaborado com o objetivo de oferecer aos professores que atuam no Ensino Médio uma opção para diversificar as atividades escolares desenvolvidas nas aulas de química. Os conteúdos de química abordados nas atividades lúdicas foram selecionados visando o desenvolvimento das habilidades que devem ser trabalhadas segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • Mínima Poética

    Mínima Poética
    2011

    Rompendo com as ortodoxias que minimizam o pensar, enquanto reflexo de projeções interiores, e rastreando caminhos que levam à gênese do pensamento mítico, Mínima Poética, em contato com o mundo, faz falar a transpalavra que o homem, em seu viver vertiginoso, não ouve, não apreende seus sons e tons. O pensamento é, assim, em Mínima Poética, o discurso em seu sentido primeiro, não elaboração de ideias já geradas e faturadas, nem deliberação de conclusões: apenas e tão somente contato direto com o mundo sensível ou com o mundo imediato psíquico, palavra viva e única.  
  • Pesquisando o PROEJA através do Ensino de Ciências da Natureza

    Pesquisando o PROEJA através do Ensino de Ciências da Natureza
    2011

    O livro aborda, através de pesquisas, o estudo de ciências naturais no método de ensino PROEJA, de forma que seja integrado à esse método disciplinas e assuntos coerentes com a vida destes jovens e adultos e seu crescimento socio-econômico.
  • MOHID: interfaces gráficas do usuário: Manual do usuário

    MOHID: interfaces gráficas do usuário: Manual do usuário
    2010

    Este livro explica a utilização do MOHID (Sistema de Modelagem de Água) através de imagens e explicações de sua interface gráfica.
  • Dialogando PROEJA: algumas contribuições

    Dialogando PROEJA: algumas contribuições
    2009

    Este livro apresenta algumas reflexões, frutos de diálogos entre os professores e alunos educadores destes cursos a respeito do PROEJA, seus desafios e suas possibilidades.
  • Os Manguezais do Sul do Espírito Santo e do Norte do Rio de Janeiro

    Os Manguezais do Sul do Espírito Santo e do Norte do Rio de Janeiro
    2009

    Escrita para iniciados e não iniciados, para além de apresentar as bases conceituais gerais relativas à ecologia dos manguezais, a obra detalha as especificidades dos manguezais da região que, segundo o autor possui 'integrações ecológicas, culturais e políticas' características de 'uma unidade diversa', e está comprometida entre os Rios das Ostras e Itabapoana, e o território que se estende até o Rio das Ostras, tendo como limite máximo Rio São João. O resgate da história da sua ocupação humana, que remonta à colonização européia no Brasil, culminando com a instauração da era do hidrocarboneto e os impactos causados nos ecossistemas terrestres, costeiros e marítimos pela exploração e produção do petróleo na região, nos ajuda a desvelar o porquê da degradação ambiental e social que hoje nos atinge de modo inexorável.
  • Verde e Azul: Meninice à Beira-Mar
    2009

    Esta edição de Verde e Azul (Meninice à Beira-mar) é a primeira realização do projeto de preservação e resgate do acervo deixado por Manoel Joaquim da Silva Pinto – do qual constam, sobretudo, poesia, prosa jornalística, e inúmeros estudos de filologia. Premiada em 1954, em concurso de poesia inédita, promovido pela revista “Letras Fluminenses”, esta “coletânea”, como a definiu Manoel Joaquim, teve alguns de seus versos publicados na imprensa campista e na carioca.    
  • Bacia do Rio Paraíba do Sul

    Bacia do Rio Paraíba do Sul
    2007

    Formato: 22x26.5cm Número de páginas: 24 ISBN: 978-85-99968-03-1 Ano de publicação: 2007   Este pequeno livro sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul nasceu de uma parceria entre a Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (AGEPAV) e o Setor de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (SEUR/UENF) por meio do "Programa de Conscientização da Sociedade Civil sobre o Uso e a Preservação das Águas. O programa, com um público alvo de professores de ensino fundamental de escolas públicas, vem com essa publicação, suprir uma das necessidades diagnosticadas durante o desenvolvimento desta: a ausência de material didático sobre a Bacia do Rio Paraíba do Sul. Com informações básicas e linguagem acessível acreditamos que este é o melhor caminho para a sensibilização ambiental: informação, comunicação, participação e ainda, a certeza de que a escola é o melhor lugar para envolver os diferentes atores e gestores de hoje e de amanhã.
  • Educação Profissional e Tecnológica: Memória, contradições e desafios

    Educação Profissional e Tecnológica: Memórias, contradições e desafios
    2006

    Esta coletânea, em sua primeira parte, traz cinco textos que abarcam a memória histórica e o presente dos embates e desafios na construção das concepções e práticas educativas do CEFET Campos, mormente no âmbito da educação profissional e tecnológica, e sua relação orgânica com as transformações societárias. A segunda parte reúne quatro textos que se voltam sobre o trabalho docente e suas dimensões éticas e técnicas no processo de formação humana dos jovens. A coletânea encerra-se com uma terceira parte na qual os três temas que a compõem se entrelaçam em suas relações com a política e a economia, abarcando as dimensões sindicais, gestão e controle de políticas públicas e os problemas que enfrentam os pequenos agricultores como consequência do modelo de desenvolvimento do campo. Por certo, os doze textos da coletânea afirmam a justeza do investimento do CEFET Campos ao efetivar um convênio com o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade.  
  • Farmácia Viva Comunitária: Plantas medicinais
    2006

    Esta obra é uma cartilha do projeto Farmácia Viva Comunitária, onde de forma simples e de fácil compreensão, traz informações que complementam o que é ensinado nos cursos oferecidos pelo projeto.
51-69 de 69