O Curso de Pedagogia no Brasil: entre a opacidade do discurso e a panaceia normativa
Abstract
A obra “O Curso de Pedagogia no Brasil: entre a opacidade do discurso e a panaceia normativa”, resultado da pesquisa realizada pela autora no Mestrado em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, examina os embates em torno das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, levando em conta a evidenciação das discussões que atravessam a formação do pedagogo no Brasil e a identificação dos grupos envolvidos nas (re) definições desta formação. Sendo o Curso de Pedagogia, principalmente após a Resolução CNE/CP (Conselho Nacional de Educação / Conselho Pleno) no. 1/2006, um importante canal de formação de docentes para a educação elementar (Educação Infantil e Ensino Fundamental), requisito essencial ao desenvolvimento econômico e cultural pretendido para o país, é possível afirmar que a definição de um currículo para o educador atuante na base do sistema de ensino sinaliza a existência de um problema demarcado por fortes questões políticas. O exame da correlação de forças simbólicas, reiteradamente tensionadas ao longo da história do curso de Pedagogia, e do discurso performativo, veiculado por agentes envolvidos nos embates em prol de um modelo formativo para o pedagogo, ao passo em que permite clarificar a lógica de funcionamento do campo educacional, pode contribuir para um entendimento menos mitificado dos pressupostos que fundamentam o percurso acadêmico-profissional do licenciado em Pedagogia.Published
30-04-2021
Issue
Section
Full digital version