Plano de infiltrações na escola: contribuições e reflexões do Teatro para a formação de professores

Autores

  • Maria Siqueira Queiroz de Carvalho

Resumo

Fruto da pesquisa de mestrado da professora Maria Siqueira, o livro “Plano de Infiltrações na Escola: contribuições e reflexões do Teatro para a formação de professores” se dirige de forma direta e acessível a todos os professores, em exercício ou em formação, e se funda nas discussões sobre a formação global do estudante e no compromisso com a Educação libertadora que somente toma forma na prática cotidiana de construção do conhecimento. Partindo dos conceitos freirianos, a autora se aprofunda na dimensão estética da atividade docente para destrinchar os diversos elementos que atravessam a prática pedagógica e influenciam diretamente qualquer relação ensino-aprendizagem. Através da democratização das discussões da área da Pedagogia do Teatro, o leitor acessa dispositivos poderosos para o desenvolvimento do que a autora chama identidade docente, defendido na obra como necessidade crucial da formação de professores que vem sendo negligenciada em nome do acúmulo de conteúdos. A partir de Larrosa, a autora propõe um resgate do olhar clássico sobre a escola e investiga possibilidades de concretização desta escola no cenário atual de defesa do direito universal à educação. A obra traz ainda o campo da extensão como uma importante dimensão formativa para sociedade e para professores, contribuição importante no atual momento em que as IES do Brasil se debruçam sobre a exigência de incorporação da extensão aos seus currículos.

Downloads

Publicado

18-07-2022