Avaliação da susceptibilidade à degradação ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé-RJ com apoio do Geoprocessamento

Autores/as

  • Brunna Rocha Werneck
  • José Augusto Ferreira da Silva

Palabras clave:

Degradação Ambiental. Bacia Hidrográfica. Rio Macaé. Geoprocessamento.

Resumen

Este artigo apresenta uma exploração temática sobre a degradação ambiental na bacia hidrográfica do rio Macaé. O objetivo foi fornecer uma base cartográfica sobre temas relevantes dessa bacia, por meio de avaliação ambiental com apoio do geoprocessamento, a fim de apoiar as ações públicas nas decisões ambientais, disponibilizar informações para os planejamentos locais e/ou regionais e subsidiar a elaboração do Plano de Bacia. Utilizou-se o método AHP – Processo Analítico Hierárquico. O Mapa resultante mostra áreas potenciais à degradação ambiental, sendo que as de maior susceptibilidade se encontram no alto e médio curso; e as menos susceptíveis no baixo curso da Bacia.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Brunna Rocha Werneck
    Geógrafa; Especialista em Solos e Meio Ambiente; Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, campus Macaé; Pesquisadora em Geoprocessamento no Ceftru/UNB, Brasília-DF, Brasil
  • José Augusto Ferreira da Silva
    Mestre e Doutor em Geografia, Geógrafo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, campus Macaé, RJ, Brasil. Professor e Coordenador do Mestrado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, campus Macaé, RJ, Brasil.

Número

Sección

Artigos originais

Cómo citar

Avaliação da susceptibilidade à degradação ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé-RJ com apoio do Geoprocessamento. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 155–172, 2011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20100017.. Acesso em: 4 dec. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>