Rotas tecnológicas para descarbonização dos veículos pesados: perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.19180/2177-4560.v19n22025p230-252Palavras-chave:
Descarbonização, Transporte Pesado, Políticas PúblicasResumo
O presente artigo examina as principais rotas tecnológicas voltadas à descarbonização do transporte rodoviário de carga pesada no Brasil, setor considerado de difícil mitigação devido à sua elevada dependência de combustíveis fósseis e à complexidade logística. A partir de uma revisão narrativa da literatura, são analisadas alternativas energéticas como biodiesel, biometano, gás natural veicular, diesel verde, hidrogênio e eletrificação, avaliando seus potenciais de mitigação, desafios técnicos e viabilidade econômica. O estudo também discute o papel estratégico do Brasil, que possui políticas públicas consolidadas, como o RenovaBio, o Programa Nacional de Diesel Verde e a Lei do Combustível do Futuro. A análise evidencia que a transição energética no transporte pesado requer uma abordagem multi tecnológica, adaptada às realidades regionais e apoiada por incentivos regulatórios, inovação tecnológica e infraestrutura adequada. Conclui-se que o sucesso dessa transição depende da articulação entre governo, setor produtivo e academia, visando à construção de um sistema de mobilidade mais limpo, resiliente e justo.Downloads
Referências
ABNETT, Kate. União Europeia aprova lei para cortar emissões de CO₂ de caminhões. CNN Brasil, [S.l.], 13 maio 2024. Atualizado em: 13 maio 2024, 12h41. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/uniao-europeia-aprova-lei-para-cortar-emissoes-de-co2-de-caminhoes. Acesso em: 20 jul. 2025
AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP). Biodiesel. Brasília: ANP, 2025a. Disponível em: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/producao-e-fornecimento-de-biocombustiveis/biodiesel. Acesso em : 19 Jul.2025.
ANP. Dados estatísticos de comercialização de combustíveis. Brasília: ANP, 2025b. Disponível em: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/dados-estatisticos. Acesso em: 19 jul. 2025.
AYAD, Sami M. M. E. et al. Study on the effects of micro-addition of hydrogen in diesel combustion in an optically accessible engine. International Journal of Hydrogen Energy, [S. l.], v. 75, p. 363–387, 2024. ISSN 0360-3199. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijhydene.2024.02.130.Acesso em : 20 Jun.2025.
BRASIL. Decreto nº 12.435, de 15 de abril de 2025. Regulamenta o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Programa Mover), instituído pela Lei nº 14.902, de 27 de junho de 2024. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 16 abr. 2025b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2025/Decreto/D12435.htm. Acesso em: 20 jul. 2025.
BRASIL. Lei nº 14.993, de 8 de outubro de 2024. Dispõe sobre a promoção da mobilidade sustentável de baixo carbono e a captura e a estocagem geológica de dióxido de carbono; institui o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), o Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV) e o Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 9 out. 2024a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L14993.htm. Acesso em: 20 jul. 2025
BRASIL. Lei nº 13.576, de 26 de dezembro de 2017. Institui a Política Nacional de Biocombustíveis-RenovaBio. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 27 dez. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2017/lei/L13576.htm. Acesso em: 20 jun. 2025
BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Combustível do Futuro: Brasil avança na autossuficiência de combustíveis com aprovação do E30 e B15. Brasília, DF: MME, 2025a. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/brasil-avanca-na-autossuficiencia-de-combustiveis-com-aprovacao-do-e30-e-b15. Acesso em: 10 jul. 2025.
BRASIL. Ministério de Minas e Energia. CNPE: CNPE cria comitê interministerial para coordenar a regulamentação do Combustível do Futuro. Brasília, DF: Ministério de Minas e Energia (MME), 2024b. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/cnpe-cria-comite-interministerial-para-coordenar-a-regulamentacao-do-combustivel-do-futuro. Acesso em: 10 jul. 2025.
BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Programa Nacional de Diesel Verde. Brasília: MME, 2024c. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/sntep/publicacoes/plano-decenal-de-expansao-de-energia. Acesso em: 18 jul. 2025.
BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Programa Nacional do Hidrogênio – PNH2. Brasília, DF: MME, [s.d]. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/programa-nacional-do-hidrogenio-1. Acesso em: 10 jul. 2025.
BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel - PNPB. Brasília, DF: MME, [s.d]. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/petroleo-gas-natural-e-biocombustiveis/biodiesel/pnpb. Acesso em: 10 jul. 2025.
BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Relatório do Grupo de Trabalho do Programa Gás para Empregar. Brasília: MME, 2024d. Disponível em: https://www.gov.br/mme/ptbr/assuntos/secretarias/petroleo-gas-natural-e-biocombustiveis/gas-para-empregar/relatorio-dos-comites- tematicos/relatorio_comite_5_vf.pdf. Acesso em: 12 jul. 2025.
BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Renovabio. Brasília, DF: MME, 2024e. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/petroleo-gas-natural-e-biocombustiveis/renovabio-1. Acesso em: 10 jul. 2025.
BRUNETTI, Franco. Motores de combustão interna: volume 1. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2012.
CALSTART. Global progress toward decarbonizing transportation: multi-country action plan 2024 update. Pasadena: Global Commercial Vehicle Drive to Zero, 2024. Disponível em: https://globaldrivetozero.org/site/wp-content/uploads/2024/11/MCAP- 2024-Update_Final_112024.pdf. Acesso em: 16 jul. 2025.
CLIMATE WATCH. Brazil: country profile and climate data. [S. l.]: Climate Watch, [2025]. Disponível em: https://www.climatewatchdata.org/countries/BRA. Acesso em: 9 jul. 2025.
CLIMATEWATCH. Historical GHG Emissions. Washington, DC: World Resources Institute (WRI), 2025. Disponível em: https://www.climatewatchdata.org. Acesso em: 21 jun. 2025.
COPERNICUS CLIMATE CHANGE SERVICE. Global Climate Highlights 2024. [S.l.]: Copernicus, 2025. Disponível em: https://climate.copernicus.eu/global-climate-highlights-2024 Acesso em: 16 jul. 2025.
COUTO, M. As oportunidades do gás na descarbonização do transporte rodoviário. In: SEMINÁRIO DE MATRIZ E SEGURANÇA ENERGÉTICA, 12., 2025, Rio de Janeiro. Anais[...] Rio de Janeiro: FGV, 2025.
ENERGY TRANSITION COMMISSION. Mission possible: reaching net-zero carbon emissions from harder-to-abate sectors by mid-century. London, United Kingdom; 2018.
EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE). Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis: Ano Base 2022. Rio de Janeiro: EPE, 2023. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/analise-de-conjuntura-dos-biocombustiveis-2022. Acesso em: 16 jul. 2025.
EPE. Plano Decenal de Expansão de Energia 2034. Rio de Janeiro: EPE, 2024. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/plano-decenal-de-expansao-de-energia-2034. Acesso em: 11 jul. 2025.
EPE. Relatório Síntese: ano base 2024. Rio de Janeiro: EPE, 2025. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/imprensa/noticias/epe-publica-o-relatorio-sintese-do-balanco-energetico-nacional-2025. Acesso em: 10 jul. 2025.
EPE. Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil: Benchmarking Internacional. Brasília: EPE, 2022. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/transporte-rodoviario-de-cargas-no-brasil-benchmarking-internacional.Acesso em: 16 jul. 2025
EXAME. Entenda a diferença entre net zero e neutralidade de carbono. Exame, São Paulo, 2023. Disponível em: https://exame.com/ciencia/diferenca-entre-net-zero-neutralidade-de-carbono. Acesso em: 16 jul. 2025.
FRANCO, Alessandro; GIOVANNINI, Caterina. Routes for hydrogen introduction in the industrial hard-to-abate sectors for promoting energy transition. Energies, Basel, v. 16, n. 16, p. 6098, 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/1996-1073/16/16/6098. DOI: https://doi.org/10.3390/en16166098.Acesso em: 20 Jun. 2025.
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (FGV). Programa Brasileiro GHG Protocol. São Paulo: FGV EAESP, 2023. Disponível em: https://eaesp.fgv.br/centros/centro-estudos sustentabilidade/projetos/programa-brasileiro-ghg-protocol. Acesso em: 19 jul. 2025.
HEYWOOD, John B. Internal combustion engine fundamentals. 2. ed. New York: McGraw-Hill, 2018.
INKINEN, T.; HAMALAINEN, E. Reviewing truck logistics: solutions for achieving low emission road freight transport. Sustainability (Switzerland), [S.l.], v. 12, n. 17, p. 1–11, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/SU12176714. Acesso em: 20 Jun. 2025.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PETRÓLEO E GÁS (IBP). Biocombustíveis ou eletrificação: perspectivas para a descarbonização dos transportes no Brasil. Rio de Janeiro: IBP, 2025.
IBP. Cenários: maio 2024 - A liderança do IBP nas estratégias ESG da indústria de óleo e gás no Brasil: atraindo investimentos e gerando benefícios amplamente reconhecidos pela sociedade. Rio de Janeiro: IBP, 2024. Disponível em: https://www.ibp.org.br/personalizado/uploads/2024/07/cenarios-esg-ebook-110724-compactado.pdf. Acesso em: 20 Jun. 2025.
INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE (IPCC). Annex III: Tables of Historical and Projected Well-mixed Greenhouse Gas Mixing Ratios and Effective Radiative Forcing of All Climate Forcers. In: MASSON-DELMOTTE, V. et al. (org.). Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge: Cambridge University Press, 2023a. p. 2139–2152. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1. Acesso em: 16 jul. 2025
IPCC. Mudança do Clima 2023: Relatório de Síntese. Contribuição do Grupo de Trabalho I, II e III ao Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima. Genebra: IPCC, 2023b. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/syr/downloads/report/IPCC_AR6_SYR_LongerReport_PO.pdf . Acesso em: 17 Jul.2025.
INTERNATIONAL COUNCIL ON CLEAN TRANSPORTATION (ICCT). The European Commission proposed CO₂ standards for heavy-duty vehicles. Washington, D.C.: International Council on Clean Transportation, 2018. Disponível em: https://theicct.org/publication/the-european-commissions-proposed-co2-standards-for-heavy-duty-vehicles/. Acesso em: 20 jul. 2025.
ICCT.Evolução do mercado de veículos pesados no Brasil. Abril de 2025. Disponível em: https://theicct.org/publication/evolucao-do-mercado-de-veiculos-pesados-no-brasil-apr25. Acesso em: 27 jul. 2025.
INTERNATIONAL ENERGY AGENCY (IEA). Electricity 2025: Analysis and forecast to 2027. Paris: IEA, 2025. Disponível em: https://www.iea.org/reports/electricity-2025. Acesso em: 16 jul. 2025
IEA. The Future of Hydrogen: Seizing today’s opportunities. Paris: IEA, 2019. Disponível em: https://iea.blob.core.windows.net/assets/9e3a3493-b9a6-4b7d-b499- 7ca48e357561/The_ Future_of_Hydrogen.pdf. Acesso em:11 Jul. 2025.
IEA. Net Zero by 2050: A Roadmap for the Global Energy Sector. Paris: IEA, 2024. Disponível em: https://www.iea.org/reports/net-zero-by-2050. Acesso em: 10 jul. 2025.
IEA. World Energy Outlook 2022. Paris: IEA, 2022. Disponível em: https://www.iea.org/reports/world-energy-outlook-2022. Acesso em: 16 jul. 2025
KOUKETSU, Milton Keisy. Estudo da adição de hidrogênio e redução do diesel fóssil na operação de motores de combustão interna de ignição por compressão. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas, Joinville, 2024. Disponível em : https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262678. Acesso em: 10 Jul. 2025.
MÄKITIE, Tuukka; STEEN, Markus. The energy sector: an industrial perspective on energy transitions. In: BIANCHI, Patrizio; LABORY, Sandrine; TOMLINSON, Philip R. (org.). Handbook of industrial development. Glos, UK: Edward Elgar Publishing, 2023. Cap. 12.
MENDES, Everton Enzo Moura. Hidrogênio verde: o seu potencial na transição energética brasileira. Revista Foco Técnico, v. 29, ed. 141, dez. 2024. Disponível em: https://revistaft.com.br/hidrogenio-verde-o-seu-potencial-na-transicao-energetica-brasileira. Acesso em: 20 jul. 2025.
OBSERVATÓRIO DO CLIMA. Brasil precisa cortar emissões em 92% até 2035. [S. l.]: Observatório do Clima, 2024a. Disponível em: https://www.oc.eco.br/brasil-precisa-cortar-emissoes-em-92-ate-2035/.Acesso em: 10 jul. 2025.
OBSERVATÓRIO DO CLIMA. Análise das emissões brasileiras de gases de efeito estufa e suas implicações para as metas climáticas do Brasil: 1970-2023. São Paulo: Observatório do Clima, 2024b. Disponível em: https://seeg.eco.br/wp-content/uploads/2024/11/SEEG-RELATORIO-ANALITICO-12.pdf. Acesso em: 10 jul. 2025.
OUR WORLD IN DATA. CO₂ and Greenhouse Gas Emissions. [S. l.]: Our World in Data, [2025]. Disponível em: https://ourworldindata.org/co2-and-greenhouse-gas-emissions. Acesso em: 10 jul. 2025.
PLATAFORMA NACIONAL DE MOBILIDADE ELÉTRICA. Sobre a PNME. [S.l.]: PNME, [2025]. Disponível em: https://pnme.org.br. Acesso em: 20 jul. 2025.
RESOURCEWATCH. Climate dashboard. Washington, D.C.: World Resources Institute, [2025]. Disponível em: https://resourcewatch.org/dashboards/climate. Acesso em: 21 jun. 2025.
SAE4MOBILITY. Mapeamento de cadeias de mobilidade: Plano Nordeste Potência. [S.l.]: SAE4Mobility, 2022. Disponível em: https://nordestepotencia.org.br/wp-content/uploads/2022/09/3_H2V-e-mobilidade-eletrica-SAE.pdf.Acesso em: 10 Jul.2025.
SMART FREIGHT CENTRE. Global logistics emissions council framework for logistics emissions accounting and reporting: version 2.0. Amsterdam: Smart Freight Centre, 2019. ISBN 978-90-82-68790-3. Disponível em: https://www.smartfreightcentre.org/en/our-programs/emissions-accounting/global-logistics-emissions-council/calculate-report-glec-framework/. Acesso em: 10 jul. 2025.
UNITED NATIONS FRAMEWORK CONVENTION ON CLIMATE CHANGE (UNFCCC). NDC information: The Paris Agreement. [S. l.]: UNFCCC, [2025]. Disponível em: https://unfccc.int/process-and-meetings/the-paris-agreement/nationally-determined-contributions-ndcs. Acesso em: 10 jul. 2025.
WORLD RESOURCES INSTITUTE - WRI. Nova NDC do Brasil: o que a meta revela sobre a transição da economia. São Paulo: WRI Brasil, 2025. Disponível em: https://www.wribrasil.org.br/noticias/nova-ndc-do-brasil-o-que-meta-revela-sobre-transicao-da-economia. Acesso em : 11 Jul.2025
WRI; WORLD BUSINESS COUNCIL FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT (WBCSD). GHG Protocol: A Corporate Accounting and Reporting Standard. Revised edition. [S. l.]: WRI; WBCSD, 2004. Disponível em:https://ghgprotocol.org/sites/default/files/standards/ghg-protocol-revised.pdf. Acesso em: 19 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciara Queiroz, Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Luiz de Pinedo Quinto Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada no Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior à primeira publicação do artigo pelo Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).







1.png)

