Simulações computacionais como ferramentas estratégicas no planejamento energético urbano: Uma abordagem pedagógica na graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v19n22025p305-324

Palavras-chave:

Simulação, Planejamento energético urbano, Docência

Resumo

Este artigo aborda a experiência pedagógica adquirida em uma disciplina de graduação focada em simulações aliadas ao planejamento energético urbano. Áreas de duas cidades brasileiras foram estudadas no City Energy Analyst, programa criado pela ETH Zürich que lida com aspectos energéticos e urbanos simultaneamente. Para as simulações, utilizou-se uma das bases originais do programa destinada a países quentes, denominada SG, e a recém-criada base brasileira (BR), fruto de uma dissertação. A disciplina introduz os alunos ao Planejamento Energético Urbano e simulações, além de aplicar BR de forma prática. Como metodologia, a disciplina de 30 horas apresentou uma abordagem teórico-prática. Sensibilizações ao software e explanação de conceitos pertinentes foram feitas. Simulações de demanda energética e potenciais de fontes de energia foram executadas, com resultados apresentados para um representante da ETH Zürich. Conclui-se que a disciplina atingiu seus objetivos didáticos, constatando também o potencial do CEA no Brasil e da base brasileira criada.

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Biografia do Autor

  • Ingrid Stephanie de Morais, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutoranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG.
  • Rejane Magiag Loura, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutorado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais.Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

10-12-2025

Como Citar

Simulações computacionais como ferramentas estratégicas no planejamento energético urbano: Uma abordagem pedagógica na graduação. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 305–324, 2025. DOI: 10.19180/2177-4560.v19n22025p305-324. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/23578.. Acesso em: 14 dez. 2025.