Multidisciplinaridade, tecnologia e ludicidade para tratar problemáticas ambientais urbanas: O caso do Rio Paraíba em Campos dos Goytacazes-RJ, relacionado ao ensino da Geografia e a Educação Patrimonial
DOI:
https://doi.org/10.19180/2447-8180.v6n2023p4-12Palabras clave:
Patrimônio, Hidrografia, Educação AmbientalResumen
A educação ambiental é importante para a formação cidadã do indivíduo e pode ser incorporada transversalmente ao conteúdo curricular do ensino básico. Diante da presente demanda elaboramos a partir do método de revisão bibliográfica uma sequência didática multidisciplinar, apoiada na pesquisa-intervenção que utiliza a geografia, história, educação patrimonial, ludicidade e a tecnologia para tratar a problemática urbana local da poluição do Rio Paraíba do Sul na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. Objetivamos estimular o engajamento do estudante para a preservação e conservação do meio ambiente em específico da água potável, através do conteúdo de hidrografia, da lenda do Ururau da Lapa, ida a campo e confecção de histórias em quadrinhos (HQs) utilizando a ferramenta Canva para construir um aprendizado interativo, com a finalidade de mediarmos o pensamento crítico do aluno, para que o educando não seja apenas receptor, mas produtor e multiplicador do conhecimento.Descargas
Publicado
12-05-2023
Número
Sección
Artigo original