Multidisciplinaridade, tecnologia e ludicidade para tratar problemáticas ambientais urbanas: O caso do Rio Paraíba em Campos dos Goytacazes-RJ, relacionado ao ensino da Geografia e a Educação Patrimonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v6n2023p4-12

Palavras-chave:

Patrimônio, Hidrografia, Educação Ambiental

Resumo

A educação ambiental é importante para a formação cidadã do indivíduo e pode ser incorporada transversalmente ao conteúdo curricular do ensino básico. Diante da presente demanda elaboramos a partir do método de revisão bibliográfica uma sequência didática multidisciplinar, apoiada na pesquisa-intervenção que utiliza a geografia, história, educação patrimonial, ludicidade e a tecnologia para tratar a problemática urbana local da poluição do Rio Paraíba do Sul na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. Objetivamos estimular o engajamento do estudante para a preservação e conservação do meio ambiente em específico da água potável, através do conteúdo de hidrografia, da lenda do Ururau da Lapa, ida a campo e confecção de histórias em quadrinhos (HQs) utilizando a ferramenta Canva para construir um aprendizado interativo, com a finalidade de mediarmos o pensamento crítico do aluno, para que o educando não seja apenas receptor, mas produtor e multiplicador do conhecimento.

Biografia do Autor

  • Karina Ribeiro Soares Reis, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - campus Campos Centro
    Licenciada em Geografia, graduada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos-Centro - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: karinathaynaribeiro@gmail.com.

Downloads

Publicado

12-05-2023

Edição

Seção

Artigo original