Literatura como elemento de estímulo ao desenvolvimento de soft skills no ensino de administração: o Projeto Corpus Literário (PCL)

Autores

  • Natalia Bousquet Batista Instituto Federal Fluminense
  • Patrick dos Santos Pereira Universidade Candido Mendes
  • Ana Carolina Rocha Santa Rita Universidade Candido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p288-302

Palavras-chave:

Literatura, Soft skills, Ensino, Extensão, Administração

Resumo

A literatura é um meio agradável e rico para estudar e pensar a natureza humana. A administração, como ciência social aplicada, é capaz de traçar paralelos a partir da abstração de conceitos no que tange o entendimento da natureza humana e suas relações. O Projeto Corpus Literário (PCL) é um projeto de leitura semestral de livros complementares. Há um grupo de professores que desenvolve agenda de encontros e discussões em rodas de conversa, seminários e palestras, estimulando a participação ativa dos alunos. O caráter das discussões em torno da obra é literário e interdisciplinar. Temas como liderança, estratégia, conflitos, poder, processo de trabalho, questões éticas, dentre outros, estão presentes na sociedade e na dinâmica empresarial e podem ser representadas na literatura e gerar reflexões para o ensino da administração, oferecendo uma apreensão primeira de fenômenos sociais.Através do PCL, a Universidade constrói um espaço favorável ao desenvolvimento crítico, criativoe reflexivo dos alunos ao desenvolver soft skills no ensino de administração, contribuindo para aconsolidação de uma compreensão mais humanística da realidade e pensando a interdisciplinaridadee as relações de ensino, pesquisa e extensão da instituição.

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Publicado

16-09-2020

Edição

Seção

Relato de experiência