Digital Technologies in teacher training: Integration of teaching, research and extension

Autores

  • Gilmara Teixeira Barcelos
  • Silvia Cristina Freitas Batista

Resumo

As tecnologias digitais (TD) permeiam os mais diversos campos de ocupação humana e, nesse contexto, a educação assume um papel fundamental na formação de pessoas que possam enfrentar as complexidades de um cenário futuro de rápidas mudanças. Práticas tradicionais de ensino parecem não atender adequadamente a essa demanda e a formação de professores precisa contribuir para encontrar caminhos mais apropriados e formar profissionais que possam trilhá-los com seus alunos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo relatar ações direcionadas à formação docente, promovidas por duas professoras do Instituto Federal Fluminense (IFF). Essas ações atendem às dimensões ensino, pesquisa e extensão, de forma integrada, e envolvem o uso pedagógico de TD. Atividades de pesquisa com essas tecnologias ocorrem no âmbito do projeto “Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática”, desde 2003, e envolvem licenciandos em Matemática no desenvolvimento de recursos didáticos. Os recursos são experimentados com professores e licenciandos e, posteriormente, são utilizados em disciplinas da Licenciatura em Matemática (dimensão ensino) e em minicursos para a comunidade (dimensão extensão). Da mesma forma, aspectos evidenciados nas dimensões ensino e extensão incentivam novas ações de pesquisa, em um ciclo contínuo, no qual as TD são trabalhadas em diversos contextos da formação docente. Essas tecnologias são sempre discutidas como instrumentos mediadores, em atividades nas quais os alunos assumem papéis ativos. Essas ações se expandiram e, atualmente, são promovidas também na pós-graduação, Lato e Stricto Sensu, em cursos de formação docente. O trabalho descrito tem uma trajetória de 15 anos e os dados obtidos ao longo desse tempo sinalizam que a integração entre pesquisa, ensino e extensão é uma proposta importante para a promoção de mudanças no campo educacional.

Downloads

Publicado

05-09-2019

Edição

Seção

Versão digital em capítulos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)