A Dimensão Humana do Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.19970005Palavras-chave:
.Resumo
Em meio ao contexto de mudança que se nos apresenta, é preciso trazer à reflexão as novas tendências do mundo do trabalho e a importância de estabelecer uma nova estratégia de ação voltada para a valorização não só do trabalho, mas também do profissional, em toda a sua plenitude de ser social.Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo, Cortez, 1995.
ANTUNES, Ricardo. Dimensões da crise e metamorfoses do mundo do trabalho. Serviço Social & Sociedade. São Paulo. Cortez, 1996.
BOM SUCESSO, Edina de Paula. Trabalho e Qualidade de Vida. Rio de Janeiro, Qualitymark/Dunya, 1997.
BUARQUE, Cristovam. O que é apartação, o apartheid social no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1994.
CAMPOS, Vicente Falconi. O valor dos recursos humanos na era do conhecimento. 2a. ed. Belo Horizonte, Fundação Christiano Ottoni, 1995.
DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5ª. ed. São Paulo, Cortez, 1992, p. 48 - 62.
FLEURY, Mª. Tereza Leme; FISCHER, Rosa Maria. Processo e relações do trabalho no Brasil. 2.ed. São Paulo, Atlas, 1987.
FONTES, Virgínia. Apontamentos para pensar as formas atuais de exclusão. Proposta. São Paulo, p.4-11, agosto/outubro, 1995.
FRANÇA, Bárbara Heliodora. O barnabé: consciência política do pequeno funcionário público. São Paulo, Cortez, 1993. (Coleção Questões da Nossa Época, 17)
GILBERT, Michael J. ISO 14001/ BS7750: Sistema de Gerenciamento Ambiental. São Paulo, Imam, 1995.
GOMES, Carlos Minayo [et al.] Trabalho e conhecimento: Dilemas na Educação do Trabalhador. 3ª. Ed. São Paulo, Cortez, 1995.
GOMES, Luiz Marcos. Sobre o conceito de neoliberalismo. Princípios. São Paulo, p. 4-11, agosto/outubro, 1995.
KOUMROUYAN, Elza. A Pesquisa do indizível: A escuta do outro. Programa de Estudos Pós- Graduados em Serviço Social. São Paulo, v. 1, p. 68-81, maio, 1994.
MARCHI, Ricardo de [et al.] Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. São Paulo, Best Seller, 1997.
RODRIGUES, Marcus Vinícius Carvalho. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. 2ª. ed. Petrópolis, Vozes, 1994.
SCHONS, Selma Maria. Seguridade Social: a assistência na perspectiva do neoliberalismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 1995, Salvador. Caderno de comunicações. Salvador, 1995. Tese 1, pt-1, p.1-5.
VALENZUELA, Mª. Cristina Ielanes; FERREIRA, Marcos A.F.. No fim das contas de que revolução me falam? Observação sobre a implantação de modalidades técnicas de organização e de administração do trabalho. Serviço Social e Sociedade. São Paulo, Cortez, 1995, n.º 49, p. 57-66.
YASBEK, Maria Carmelina. Classes subalternas e assistência social. São Paulo, Cortez, 1993, p 35-59.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).