Edições anteriores
-
set./dez.
v. 25 n. 3 (2023)No presente número da Vértices, o v. 25, n. 3 (2023), apresentamos nove artigos, sendo os primeiros três tratando de temáticas na área de modelos computacionais; os espaços e o aproveitamento dos recursos hídricos urbanos; e da mulher e mulher negra em nossa sociedade. Outros seis trazem questões relacionadas a educação e ensino, com dois deles em específico, voltados para educação profissional e tecnológica. -
maio/ago.
v. 25 n. 2 (2023)A Vértices, nesse volume 25, número 2, apresenta uma seção com dossiê temático “Proteção social e direitos humanos”, contendo quatro artigos e uma entrevista, além de outros dez artigos, recebidos e publicados em fluxo contínuo, de diferentes campos do conhecimento. São importantes contribuições de autores de várias instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, que atuam na educação, linguística, literatura, filosofia, ciência dos alimentos, ciências agrárias e ciências da saúde, consolidando a publicação como exógena e multidisciplinar. -
jan./abr.
v. 25 n. 1 (2023)Na organização deste primeiro número de 2023, apresentamos doze artigos, sendo seis da área de Educação, dos quais três são sobre Ações Afirmativas. Complementando o v. 25, n. 1 temos o artigo que trata de ações coletivas na perspectiva decolonial, uma pesquisa na área das Engenharias e dois textos na área das Ciências Agrárias. Finalizando o número, nas áreas de Saúde/Biologia, temos dois artigos de revisão. -
set./dez.
v. 24 n. 3 (2022)Dos doze artigos presentes neste número, os quatro primeiros tratam do tema "Dez Anos da Lei de Cotas", que deve ser trazido à pauta o mais das vezes, buscando discutir e debater sobre estratégias e ações para eliminar desigualdades e garantir oportunidades. Precisamos trabalhar incessantemente na promoção da equidade e direitos raciais. Um desses avanços, que deve ser celebrado, é a Lei 12.711/2012, a qual possibilitou, ao longo de uma década de vigência, que alunos e alunas de escolas públicas, de baixa renda, negros, indígenas, e pessoas com deficiência obtivessem acesso ao ensino superior público por meio da reserva de vagas em instituições federais. Os artigos que fecham esta edição são das áreas de Educação, Literatura, Serviço Social e Engenharia Sanitária. -
maio/ago.
v. 24 n. 2 (2022)O presente número da Vértices, o v.24 n.2 (2022) é um dossiê temático especialíssimo intitulado “A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”, composto por vinte e cinco artigos, de sessenta autores de dezoito diferentes instituições de ensino. Os Profs. Francisco das Chagas Silva Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Leonardo Leonidas de Brito, do Colégio Pedro II (CPII), e Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) organizaram este dossiê temático, uma edição comemorativa dos 25 anos da Vértices. Os artigos tratam de temas variados, que têm relação direta com a EPT no Brasil, agrupados em três eixos: 1- artigos que tratam da história e da memória da EPT; 2- artigos que abordam o currículo nas suas mais diversas facetas; e 3- artigos que tratam de inclusão e alguns temas sensíveis, presentes na sociedade contemporânea e que urgem serem discutidos nas instituições escolares como um todo e nas de EPT, em particular, haja vista o compromisso de essa modalidade formar sujeitos emancipados e que pensem e ajam para além do mercado de trabalho. -
jan./abr.
v. 24 n. 1 (2022)O v. 24 n.1 é uma edição comemorativa dos 25 anos da Vértices, com um total de 13 artigos, sendo os 7 primeiros, uma seção dedicada ao dossiê temático “Literaturas africanas em língua portuguesa: perspectivas críticas e históricas”. Os organizadores, Adriano Carlos Moura e Érica Luciana de Souza Silva, do Instituto Federal Fluminense, Francisco José de Jesus Topa, da Universidade do Porto (Portugal) e Solange Evangelista Luis, do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (Angola), se reuniram, em uma parceria de pesquisadores(as) portugueses(as), brasileiros(as) e angolanos(as), integrando temáticas relacionadas à literatura africana em língua portuguesa, que visam fortalecer os muitos desafios sobre essas questões. Outros seis artigos completam este v. 24 n. 1, trazendo importantes contribuições nas áreas de Ensino, Ciências Exatas e Ciências Agrárias. -
set./dez.
v. 23 n. 3 (2021)O terceiro número da revista Vértices em 2021 é um dossiê intitulado “Questões contemporâneas da educação no Brasil e em Portugal”, que traz onze artigos, originados da proposta selecionada pelo Edital de dossiês temáticos de 2020. Os organizadores (as), José Manoel Vieira Soares de Resende, da Universidade de Évora, em Portugal, Nívea Silva Vieira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Eduardo da Costa Pinto D’Ávila, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Janeiro e Marco Vinícius Moreira Lamarão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense se reuniram, em uma parceria de pesquisadores(as) portugueses(as) e brasileiros(as), integrando temáticas relacionadas à educação que visam fortalecer os muitos desafios sobre essas questões nesses países. O dossiê trata de temas importantíssimos no contexto da educação, incluindo a desigualdade educacional, a precarização da carreira docente, o racismo estrutural, a violência sistêmica e a ameaça ao caráter público da educação. Os aportes teórico-metodológicos apresentados pelos autores circulam pelo campo da educação na sociologia, antropologia, história e pedagogia. Assim, os artigos, elaborados a partir de pesquisa de seus autores, abrem inúmeras possibilidades de reflexões, de uma pluralidade de regiões, potencializando parcerias e “inspirando uma agenda de lutas”. -
maio/ago.
v. 23 n. 2 (2021)A revista Vértices lança o seu segundo número de 2021, com a publicação de doze artigos de diferentes temáticas, com autores de várias instituições brasileiras que nos brindam com as suas pesquisas, contribuindo com a ciência e com a sua publicização. Assim, temos a imensa satisfação de apresentar os primeiros quatro artigos na área de Educação, sendo os dois primeiros de revisão: Educação emancipatória: uma aproximação entre os conceitos de Paulo Freire e István Mészáros; As concepções de criatividade na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa; Evasão Escolar e os Indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015; Caracterização das questões de Biologia do Vestibular Estadual do Rio de Janeiro e do Exame Nacional do Ensino Médio. Em seguida, da área de Linguística temos o artigo: A "fantasia" da pandemia de Covid-19 em discursos políticos: as aspas e seus efeitos de sentido no gênero jornalístico artigo de opinião. De Serviço Social apresentamos o texto A importância dos indicadores sociais nas pesquisas voltadas para as relações raciais. A temática de Ciências Agrárias foi abordada em Severidade do míldio da cebola em plantio direto fertirrigado sob parcelamento de nutrientes e densidades populacionais. Na área de Ciências da Saúde temos dois trabalhos: Efeitos adversos da maquiagem para a área dos olhos e notificação no NOTIVISA e Avaliação do conhecimento da população do estado do Rio de Janeiro sobre a pandemia de Covid-19. Da área Ecologia e Meio Ambiente, o artigo Branqueamento de corais e outros cnidários bentônicos no costão rochoso da Praia do Forno (Arraial do Cabo, RJ) durante as anomalias térmicas das águas superficiais do oceano ocorridas nos meses de fevereiro e maio de 2019. Por último, das áreas de conhecimento Segurança do Trabalho e Engenharia Sanitária, os artigos Proposta de uma matriz de risco para programa de gerenciamento de risco em atividades rotineiras e Estudo de caso da eficiência do filtro de carvão ativado granular para remoção de ácidos haloacéticos em amostras sintéticas, respectivamente. -
jan./abr.
v. 23 n. 1 (2021)O primeiro número da Vértices neste ano de 2021 é um dossiê temático para lá de especial intitulado “Riscos e desastres socioambientais: abordagens interdisciplinares”, pensado com todo o cuidado pelas organizadoras, as professoras doutoras Antenora Maria da Mata Siqueira, Adriana Soares Dutra e Juliana Thimóteo Nazareno Mendes, que atuam na Universidade Federal Fluminense (UFF Campos), e Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O dossiê traz dezessete artigos de experientes pesquisadores nacionais de várias instituições brasileiras, além de estrangeiros que nos brindaram com suas contribuições sobre a temática riscos e desastres socioambientais desencadeados por um complexo processo social. Os autores, a partir de diferentes perspectivas teóricas e disciplinares, apresentam importantes contribuições para a ampliação dos debates e práticas que visam ao fortalecimento de políticas públicas no tema, entre outras possibilidades. Os artigos são originados de conteúdos apresentados no II Seminário Internacional de Riscos e Desastres Socioambientais: abordagens interdisciplinares, realizado em novembro de 2019. -
v. 22 n. Especial (2020)
O dossiê temático "Violência de Estado e política social: entre o aparato assistencial e a criminalização da questão social no Brasil", selecionado pelo edital 29, de 14 de fevereiro de 2020, organizado pelas professoras Ana Paula Ornellas Mauriel, Fernanda Kilduff e Mossicleia Mendes da Silva e pelo professor Fabio do Nascimento Simas, nos brinda com dezessete trabalhos de alta qualidade de pesquisadores das áreas de Serviço Social, Sociologia, Antropologia, Economia, dentre outras, nos quais aprofundam e debatem a crise estrutural do capital e suas particularidades em nosso país, problematizando as principais respostas do Estado frente à radicalização da questão social. -
set./dez.
v. 22 n. 3 (2020)No presente número temos dezesseis artigos, com nove deles compondo a seção Dossiê temático “Pensar e Fazer a Cidade: Educação e Desenvolvimento Local”, organizado pelos professores Vitor Yoshihara Miano, do IFFluminense Campus Macaé, e Cremilda Barreto Couto, da Universidade Federal Fluminense, e pelos colaboradores Luana Silva Monteiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Darana Carvalho de Azevedo, da Universidade Federal Fluminense – Niterói, e Elaine Antônio Antunes Passos, da FIOCRUZ. Esse dossiê temático tem como origem uma parceria da Prefeitura Municipal de Macaé/Observatório da Cidade de Macaé com a revista Vértices. Em seguida ao nosso editorial, temos o editorial dos organizadores que apresentam o dossiê e os artigos que o compõem. Os outros sete textos seguintes são das áreas de Serviço Social com os textos “A rede socioassistencial de atendimento à criança e ao adolescente em Campos dos Goytacazes/RJ: contribuições ao debate” e “Cartografias dos conflitos e da ação coletiva em Campos dos Goytacazes/RJ na entrada do século XXI”; Economia com a contribuição sobre a “Crise fiscal nos municípios fluminenses da Bacia Petrolífera de Campos entre 2014 e 2018; em Biologia temos o texto “Prevalência de mosaicismo cromossômico em 2.500 casos realizados em um laboratório de genética no Estado do Rio de Janeiro, Brasil”; nas Engenharias os artigos na área Ambiental “Uso de geotecnologias para mapeamento e análise de áreas verdes urbanas no município de Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil”; na Engenharia Civil “Sistema de Vedação Vertical em Fachada Ventilada Opacas: estudo de caso sobre empreendimentos brasileiros” e; por fim, na Engenharia Elétrica o artigo de revisão intitulado “O crescimento da geração distribuída no contexto da crise hidroenergética na região Sudeste do Brasil: aspectos ambientais e socioeconômicos”. -
maio/ago.
v. 22 n. 2 (2020)Neste segundo número do ano de 2020, oito artigos compõem a seção Dossiê temático “Tecnologias Digitais na Educação: estratégias inovadoras”, organizado pelos professores Mauricio Jose Viana Amorim, Roberta Braga Tôrres e Silvia Cristina Freitas Batista. Os trabalhos oriundos do X Congresso Integrado da Tecnologia da Informação (CITI) são: “Qualif e os jogos digitais que apoiam o ensino-aprendizagem sobre qualidade de software”, “Internet das Coisas na Educação: um panorama a partir de Revisões Sistematizadas da Literatura”, “Aplicativo em Realidade Aumentada para o ensino de Desenho Técnico na Educação Profissional e Tecnológica”, “Metodologia Think-Pair-Share aliada ao uso de um simulador on-line: contribuições e desafios para o estudo de Eletrônica Analógica no Ensino Técnico”, “QR Code: uma proposta pedagógica na formação dos professores de Educação Física", “Uso do Google Classroom como recurso didático: um relato de experiência no ensino de Espectroscopia na região do infravermelho (IV)”, “Alfabetização e letramento: avaliação de aplicativos móveis para os anos iniciais do Ensino Fundamental" e “A utilização de fotografias e mapas conceituais no processo de aprendizagem significativa dos recursos hídricos”. Três dos quatro textos seguintes são também da área de Educação: “Investigação experimental do movimento de um corpo sobre trajetórias com diferentes perfis: reta inclinada, parábola e cicloide”, “Prática de intervenção fonológica associada à leitura nas dificuldades de aprendizagem”, “Políticas de inclusão e acessibilidade no Instituto Federal da Amazônia Amapaense”; e um é da área de Medicina: “Aplicação de um sistema de apoio no manejo de casos de dor torácica em áreas remotas e distantes”. -
jan./abr.
v. 22 n. 1 (2020)Neste primeiro número do ano de 2020 temos doze artigos com contribuições das áreas de Educação, com três textos sobre: “Projetos de Intervenção em uma formação continuada: percepções e reflexões pedagógicas de Gestores escolares da Zona da Mata Mineira, Brasil”, “Acompanhamento temporal dos indicadores da educação básica do município de Arraial do Cabo, Brasil” e “O Ensino da Doença de Chagas através de Ferramenta Pedagógica Lúdica”; Ciências agrárias, igualmente com três artigos: “Aplicação do processo de avaliação de risco em atividades de colheita florestal semimecanizada e mecanizada”, “Desempenho de cultivares de couve-flor em diferentes manejos fitossanitários em cultivos de verão/outono, sob plantio direto, em Santa Catarina” e “Caracterização da epidemiologia temporal e espacial da queima das folhas da cenoura”; Engenharia ambiental, com dois textos: “Produção Teórica de Lodo utilizando o Coagulante Sulfato de Alumínio nos Decantadores da Estação de Tratamento de Água do Funil em Ouro Preto/MG” e “Avaliação da demanda de cloro para oxidação da cianobactéria Cylindrospermopsis raciborskii”; Serviço Social, com um artigo: “A Intersetorialidade em pauta: uma breve análise das políticas de assistência social e de proteção e defesa civil”; Ciências Biológicas, com um artigo: “Educação Ambiental no licenciamento de petróleo e a universidade pública: O caso da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé (RJ), Brasil”; Ciências Ambientais, com um artigo: “Uso e Cobertura da Terra em Áreas Prioritárias para a Conservação na Amazônia: o caso da APA Aramanaí em Belterra (PA), Brasil” e; Ciência dos Alimentos, com um artigo também: “Avaliação Qualitativa de Cardápio em uma Unidade de Alimentação na Cidade de Rio Verde/GO”. -
set./dez.
v. 21 n. 3 (2019)Nesta última edição de 2019, a revista Vértices traz doze artigos de autores de diferentes instituições e áreas do conhecimento agrupados em oito blocos temáticos: Educação, com três artigos: “Enfrentamentos Cotidianos de Professoras Iniciantes no Sistema Privado de Ensino da Educação Infantil”, “Narrativas de Professoras Iniciantes: Uma Análise das Formações Identitárias” e “Evasão escolar no Campus Arraial do Cabo-IFRJ: a influência das dimensões socioeconômica e acadêmica”; Sociologia, com um artigo: “Tornando-se um Peregrino: jovens católicos de Campos dos Goytacazes na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro”; Serviço Social, com dois artigos: “Reforma curricular e Serviço Social reconceituado: a trajetória do curso de Serviço Social de Campos dos Goytacazes” e “O Trabalho do Assistente Social na Área da Saúde: Significados da Aparente Centralidade dos Usuários no Discurso e Ação Profissional”; Ciência de Alimentos, com um artigo: “Antagonismo de bactérias ácido láticas autóctones de leite cru contra Staphylococcus aureus ATCC 12600 e Escherichia coli ATTC 25922”; Engenharia Ambiental, com dois artigos: “Potencial fitorremediador da Salvinia sp. na remoção de chumbo em efluente sintético” e “Análise de rendimento do sistema de bombeamento de água por energia solar fotovoltaica para irrigação de um viveiro de mudas”; Engenharia Naval e Oceânica, com um artigo: “Um estudo sobre a paisagem acústica de dois fragmentos de restinga da Região dos Lagos/RJ”; Engenharia de Produção, com um artigo: “Mapeamento de Processos em uma Empresa do Ramo Metalomecânico: Um Estudo de Caso”; e Engenharia Civil, com um artigo: “Proposição de metodologia para aplicação em estudos de caso de patologias em construções”. -
maio/ago.
v. 21 n. 2 (2019)Nesta segunda edição de 2019, a revista Vértices traz doze artigos de autores de diferentes instituições e áreas do conhecimento, agrupados em blocos temáticos: Educação, com dois artigos de revisão, “A nova-velha discussão sobre o Escola sem Partido” e “Abordagens científicas sobre cotas no período de 2013 a 2018: um estudo bibliométrico e de análise de conteúdo”; Ciências agrárias, com três artigos: “Produção de Aves em Sistema de Base Agroecológica”, “Qualidade físico-química e tecnológica de híbrido experimental de abóbora cabotiá” e “Morfologia de frutos, sementes e plântulas, e aspectos de germinação de Adenathera pavonina L. (Leguminosae)”; Segurança do trabalho, com dois artigos: “Estabelecimento de matriz de avaliação de risco de acidentes na colheita florestal” e “Avaliação de calor ocupacional: estudo de caso ao longo da jornada diária de um motosserrista no Estado do Pará”; Educação, com dois artigos originais: “Filosofia, conhecimento e sociedade: das fontes às tendências do pensamento educacional” e “Inclusão digital e adoção de ações de sustentabilidade pela Modalidade de Educação a Distância (EAD) em comunidades com baixo acesso aos recursos de informação, do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto”; Geografia humana, com um artigo: “Hip-Hop sem Lentes: Estudo de Caso Partindo da Experiência dos Bboys de Curitiba”; Linguística, com um artigo: “O estudo dos tipos e gêneros textuais e suas contribuições para o processo de formação de professores”; e Economia, com um artigo: “Distribuição de renda no Brasil: Uma análise de decomposição”. -
jan./abr.
v. 21 n. 1 (2019)Nesta primeira edição de 2019, a Revista Vértices traz doze artigos de autores de diferentes instituições e áreas do conhecimento que agrupamos em oito blocos temáticos: Educação, com dois artigos: “A conjuntura política atual e as formas de resistência: um estudo sobre a educação ambiental e do campo” e “Interculturalidade e Educação: abordando a Temática Indígena na Educação Básica”; Ciências ambientais, com dois artigos: “Companhia Nacional de Álcalis: Perspectivas de ensino, pesquisa e extensão de forma interdisciplinar” e “Avaliação da Pegada Ecológica no Campus Quissamã do Instituto Federal Fluminense”; Segurança do trabalho, com um artigo: “Avaliação do Ruído Ambiental em uma Unidade de Armazenagem de Grãos localizada na Região Sul do Brasil”; Ciências da saúde, com dois artigos: “Uso de apps na área de Nutrição: revisão de literatura e perfil do usuário” e “Benefícios de um Programa de Intervenção Fonológica Intensiva: Estudo Preliminar”; Ciências Exatas e da Terra, com um artigo: “Perfil químico, flavonoides totais, atividade antioxidante e citotóxica dos extratos de Guapira pernambucensis”; Geografia da saúde, com um artigo: “Identificação do melhor período de controle de Achatina fulica em Maringá, Paraná, Brasil”; Ciências agrárias, com um artigo: “Manejo do solo em sistemas orgânico com plantio direto na palha e convencional sobre a incidência e danos de tripes em cebola”; e Serviço Social, com dois artigos: “A contribuição do Serviço Social no Planejamento Familiar de Vasectomizados” e “Desigualdade Social, Políticas de Reconhecimento e o Trabalho do Assistente Social: Interseções Necessárias no Contexto Brasileiro”. -
set./dez.
v. 20 n. 3 (2018)Neste terceiro número do v.20, publicamos algumas contribuições sobre o tema das Engenharias, porém o nosso destaque está nas áreas de Educação e Serviço Social, cujas avaliações do Qualis Capes para Vértices são B2. O conjunto de artigos discute o uso do poliestireno na construção civil, os riscos ao trabalhador no uso de motosserras nas colheitas florestais, alguns conceitos sobre energia limpa e renovável; mas sobretudo aborda temas importantes para o desenvolvimento de nossa sociedade como a educação ambiental, as relações de convivência no âmbito escolar, a educação popular como meio de formação do pensamento crítico dos sujeitos, a herança sociocultural brasileira que configura os dualismos e antagonismos sociais no século XXI, as consequências das políticas neoliberais para o retrocesso na proteção de crianças e adolescentes, e a pobreza como “questão” que os tem levado ao acolhimento institucional, as dificuldade ao acesso a serviço de saúde para investigação e tratamento de Papanicolaou alterado, a prática profissional de assistentes sociais em um Hospital, e uma reflexão sobre a construção da imagem dos idosos em campanhas de publicidade de moda. -
maio/ago.
v. 20 n. 2 (2018)Nesta edição, dando prosseguimento a nossa política editorial, propiciamos aos leitores mais um número composto por doze artigos em seis blocos temáticos: Ciências agrárias, com dois artigos: “Operational consumption of fuel of a sugar cane harvester” e “Controle biológico do gorgulho aquático Oryzophagus oryzae utilizando armadilhas luminosas com Beauveria bassiana em lavoura de arroz irrigado”; Ciência dos Alimentos, com três artigos: “Doce em massa misto de jabuticaba e maçã acionado de albedo de melancia”, “ Efeito de yacon na aceitação sensorial de kefir e viabilidade de bactérias láticas na bebida” e “Contagem de bactérias lácticas e análises físico-químicas de bebidas lácteas fermentadas comercializadas no município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ”; Ciências Biológicas, com dois artigos: “Contaminação microbiológica em Smartphones” e “Análise do consumo de cloro para oxidação da espécie de cianobactéria Microcystis Aeroginosa”; Educação, com dois artigos: “As interconexões de ordem sociopolítico-econômicas e seus rebatimentos no resultado do IDEB: um estudo de caso no município de Campos dos Goytacazes/RJ” e “Nietzsche educador: o processo artístico de tornar-se o que se é...”; Geografia, com um artigo: “ Rima Cabrunco: a centralidade urbana de lazer Hip-hop em Campos dos Goytacazes, RJ” e; Ciências da Saúde, com dois artigos: “O estresse entre os profissionais de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva do município de São José do Calçado/ES” e “Anatomofisiologia do estresse e o processo de adoecimento”. -
jan./abr.
v. 20 n. 1 (2018)Nesta primeira edição de 2018, a Revista Vértices traz doze artigos que agrupamos em seis blocos temáticos: Ciências agrárias, com dois artigos: “Uso de imagens Landsat-8 no mapeamento das lavouras cafeeiras nos municípios do entorno do Parque Nacional do Caparaó” e “Flora, estrutura diamétrica, hipsométrica e grupos ecológicos de um fragmento de Cerrado do Cariri, Tocantins”; Geografia, com quatro artigos: “A Geografia, o lugar e os sujeitos”, “Por uma Engenharia Geográfica: da técnica na geografia a uma geografia técnica”, “Pequenas cidades, grandes problemas urbanos: a realidade de São Sebastião da Amoreira (PR)”, e “Dengue, Chikungunya e vírus Zika na Região Sul do Brasil”; História, com um artigo: “Ação do governo militar na cultura e a crítica de música popular brasileira de Aramis Millarch”; Educação, com três artigos: “Saberes populares e memórias de alunas brasiguaias da modalidade EJA de uma escola do campo: conexões com a Etnomatemática”, “Professores iniciantes de Matemática: um estudo sobre seu desenvolvimento profissional”, e “Neurociência e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual: um estudo de caso”; Engenharia elétrica, com um artigo: “Avaliação da eficiência energética e proposta de soluções sustentáveis para o bloco E do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus”; e, Ciências ambientais, com um artigo: “Dialética e Complexidade no Estudo de Questões Socioambientais”. -
set./dez.
v. 19 n. 3 (2017)A Vértices abre este número com dois artigos excelentes para discutir o estudo dos gêneros e linguagens literárias: "O conceito de gênero em três tradições de estudos: uma introdução" de Valfrido Nunes e "Perspectivas gerativistas para o estudo da linguagem" de Mauro Santana. Saindo do gênero literário para o debate sobre gênero e identidade nas escolas, segue o artigo "A ideologia da ideologia de gênero e a escola", de Linovaldo Lemos. Continuando no campo da educação, a Vértices traz o artigo "Gestão e Conselhos Escolares: democracia como processo dinâmico e em permanente movimento", do pesquisador Arildo Amaral. Numa feliz intercessão entre educação e serviço social, temos o artigo "Educação Permanente: reflexões introdutórias no âmbito do Serviço Social e da saúde", e Keiza da Conceição Nunes, Camilla Silva e Jefferson Bruno Corona. Também na área de Serviço Social, a Vértices traz a contribuição "A questão da deficiência física associada ao câncer: as repercussões na família e a proteção do Estado" de Patrícia Alves e Sílvia Ladeira. Na área vizinha, de políticas públicas, a Vértices apresenta "Realidade ou utopia: Tarifa Zero em Viçosa/MG?", de Neiva Lopes e na intercessão das políticas públicas com as políticas de resíduos sólidos, este número traz dois artigos: "Condições de saneamento do bairro Ururaí em Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro" de Torquato Pinheiro, Tatiana da Silva, Melissa Pestana, Valeria de Souza e Rodrigo Maciel, e "Lodo de esgoto: diretrizes e o seu uso como fertilizante, condicionador de solo e substrato florestal" de David Siqueira, Deborah Barroso e Claudio Roberto Marciano. Por fim, como contribuição para a área de produtividade e inovação, este número apresenta três artigos: "Validação de questionário sobre o nível de satisfação em uma panificação em Campos dos Goytacazes, RJ", de Brenno Cavalcante, Aldo Shimoya e Kíssila Ribeiro; "Dimensionamento da carga térmica de resfriamento de ambientes como estratégia para melhoria da eficiência energética em instituições de ensino", dos pesquisadores William Inácio e Milton Junior e "Demanda energética de picadora de forragens no processamento de capim-elefante", de Delorme Correa Junior, Lidiane Vilas Boas e Carlos Eduardo Volpato. -
maio/ago.
v. 19 n. 2 (2017)Esta edição da Revista Vértices traz doze artigos. Os quatro primeiros se inserem na área de meio ambiente e sustentabilidade: “Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do Igarapé Carrapato, Boa Vista, Roraima”; “Desacoplamento entre emissões de CO2 e crescimento econômico no Brasil e outros países”; “Doses de cinza de casca de arroz na incidência e danos de tripes e severidade de míldio em cebola em sistema orgânico” e “Produção de lodo utilizando o coagulante sulfato de alumínio e dimensionamento de Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) em uma Estação de Tratamento de Água”. Outros quatro artigos deste número estão inseridos na área de inovação e intentam apresentar estudos para desenvolver métodos mais eficazes de produção e gestão: “Estudo da viabilidade de utilização de uma máquina de fluxo transversal linear como parte da estrutura do conversor de energia das ondas Point Absorber”; “Avaliação do revenimento na dureza e microestrutura do aço C 4340”; “Modelagem e simulação do processo de envase de água mineral – uma aplicação com o Software Ururau” e “Normalização da gestão de recursos humanos em organizações no Brasil”. Por fim, a Revista Vértices traz quatro artigos na área de humanidades: “A ressignificação de direitos por meio da rede protetiva de atendimento às mulheres em situação de violência em Viçosa, MG”; “Uma análise comparativa entre Foucault e Elias: a questão da emergência da prisão e a permanência do fervor punitivo passional” e “A construção da ponte Raul Veiga: política e comemoração do Centenário da Independência em Santo Antônio de Pádua no ano de 1922”. E, por último mais não menos importante, o artigo “Dom Casmurro, da simbolização referencial à significação”. -
jan./abr.
v. 19 n. 1 (2017)Entre os artigos voltados para educação e ensino deste número estão:“Diálogos e reflexões sobre a concepção de ensino politécnico nas aulas de artes: desafios e possibilidades”, de Giovane do Nascimento e Carlim Silva Paravidino; o artigo “Jogos digitais e Aprendizagem Híbrida na aprendizagem de idiomas: um estudo de caso com alunos do ensino médio”, de Elaine Teixeira da Silva; “Contribuições do modelo de gestão social para o fortalecimento dos conselhos escolares como espaço democrático”, de Gislene Dutra e Maria Lúcia Afonso e “Eu Leio. Você lê? Desafios e possibilidades no trabalho com o letramento literário”, de Sayonara de Oliveira, Maria Dantas, Maria de Souza e Priscilla Lacerda. Três artigos abordam temas relativos a literatura e sociedade: “O livreiro de Cabul, a cidadania feminina e o Afeganistão: quando chegará o 1789 do Oriente?”, de André Altoé; “O grotesco e a poesia de Vinícius de Moraes”, de Daniel Gil e "A influência da crônica na prática da leitura de jornais: Plínio Marcos, Jornal da Orla, 1999”, de Mozarth Miranda e Sérgio Souza Arruda. Saindo do mundo da sociologia e da literatura, outros três artigos estão inseridos na área de segurança do trabalho: “Rural workers’ health related to the use of pesticides in developing and developed countries”, de Enilce Coelho e Fábio Coelho; “Identificação dos riscos e do perfil dos trabalhadores da limpeza em uma instituição de ensino em Vitória/ES e indicadores de acidente desse segmento”, de Wanderson Bermudes e Eliane de Barros e “Análise do atendimento de normativas do Ministério do Trabalho em uma lavanderia industrial têxtil no município de São Gabriel da Palha/ES”, de autoria de Wanderson Bermudes e outros pesquisadores. Por fim, quatro artigos abordam questões relativas a agricultura e meio ambiente: “Adubação nitrogenada em pastagens: os resultados promissores obtidos na pesquisa científica e a realidade enfrentada pelos produtores”, de Thiago Rosado e Ivoney Gontijo; “Metodologias usadas na quantificação de material combustível no Cerrado”, de Maria Elisa Tavares; “Avaliação da erosão hídrica em estradas rurais: um estudo de caso na comunidade rural da Placa, Alegre/ES, Brasil” e “Avaliação físico-química e microbiológica de iogurtes comercializados em Rio Pomba/MG e comparação com os parâmetros da legislação”.