Tem boi na foto: investigação sociológica sobre a identidade das festividades do boi em Campos dos Goytacazes
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100006Palavras-chave:
Cultura visual, Cultura popular, IdentidadeResumo
O presente trabalho aborda uma análise sobre a construção da imagem das comunidades que participam das festividades do boi, sob a ótica sociológica do processo de reconhecimento e afirmação da identidade das mesmas, uma vez que os valores estéticos representam a forma perceptiva da reprodução da auto-estima social dos grupos e do retrato de seus valores e história. Levando em consideração sua produção estética espontânea, procuramos caracterizar os simbolismos e representações presentes nessas manifestações e sua contextualização com o momento histórico que está sendo vivido por essas comunidades, mostrando como as mesmas se auto-representam.Downloads
Referências
ARAÚJO, Carlos Eduardo Moreira de. GOMES, Flávio. A igualdade que não veio. In: Revista História Viva. A história está acontecendo agora, n 55, maio 2008. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/a_igualdade_que_nao_veio.html.>. Acesso em: 15 out. 2008.
ALMEIDA, Jorge da Paz. Campos: 50 anos de carnaval. Campos dos Goytacazes, RJ: Escola de Artes Gráficas Lar Cristão, 1992.
BARTHES, Roland. A câmera clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1984.
BHABHA, Hommi. O Local da cultura. Rio de Janeiro: Editora UFMG, 2000.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BRUSANTIN, Beatriz . Viva o Boi: análise comparada das manifestações culturais dos trabalhadores catarinenses e pernambucanos no século XIX e início dos XX. In: ENCONTRO ESCRAVIDÃO E LIBERDADE NO BRASIL MERIDIONAL, 3., 2007.
CAMPOS, Orávio de. Muata Calombo consciência e destruição. Campos dos Goytacazes, RJ: Editora Fafic, 2003.
CARDOSO, Albelita. Vocabulário do Bumba-Meu-Boi do Maranhão: abordagem lexicográfica e terminológica. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, 1995.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. O Boi-Bumbá de Parintins, Amazonas: breve história e etnografia da festa. Disponível em: <http://www.scielo.br> Acesso em: 2000.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
GIDDENS, Anthony. O mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. Rio de Janeiro: Record, 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.
RANGEL JUNIOR, Vicente Marins. Recortes da memória musical de Campos (1839-1965): Subsídios musicais para a construção de uma História da cultura campista. Dissertação (Mestrado) - Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, 1992.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. Art Cultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 97–115, jan./jun. 2006.
LAMEGO, Alberto Ribeiro. O Homem e o brejo. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Lidador, 1974.
NUNES, Ylana Carolina Marquez. Trabalho e educação em Uberabinha: construção de uma ordem social. Disponível em: <http://www.uel.br/grupoestudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anas8/artigos/YlanaCarolinaMarquezNunes.pdf>. Acesso em: 25 set. 2008.
Hemerografia
BOI de Samba: uma chifrada na tradição. Revista Campos de cultura, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, p. 4, abr./maio 1992.
BOIS e blocos desfilam hoje na avenida. A Notícia, Campos dos Goytacazes, RJ, p. 2, 9 fev. 1986.
E O BOI boi pintadinho? Monitor Campista, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, p. 5, 1 fev. 1961.
LORD, Timbuca. Por onde andam os pintadinhos. Monitor Campista, Campos dos Goytacazes, RJ, p. 7, 4 fev. 1959.
MAYRINK, Michele. Aberta a porteira na avenida do samba. Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, 21 fev. 1998. Folha 2. Capa.
MONITOR Campista, Campos dos Goytacazes, RJ, p. 4, 6 fev. 1964.
RODRIGUES, Hervé Salgado. O carnaval campista do “Entrudo” à Escola de Samba. A Notícia, Campos dos Goytacazes, RJ, p. 6, 17 fev. 1985.
TRADIÇÃO mantida pelos bois. O Diário, Campos dos Goytacazes, RJ, p. 6, 25 fev. 2004.
UMA GRANDE farra dos bois na avenida. Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, RJ, p. 3, 25 fev. 1998. Especial de carnaval.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).