As artes do “daimon”: à procura de uma poética perdida

Autores/as

  • Vicente Marins Rangel Junior

Palabras clave:

Poética, Arte, Espírito, Inspiração, Daimon, Mediunidade

Resumen

A partir da hipótese da existência, no ser humano, de uma contraparte não-material que recebe a denominação de espírito (pneuma) ou alma (psyché), e da conseqüente pressuposição de sua sobrevivência à morte dos corpos densos – idéia fundamentada em antigas e modernas concepções filosóficas, científicas e religiosas formuladas pela humanidade –, o estudo visa a investigar a atuação desse elemento (também conhecido na cultura grega antiga sob o nome enigmático e polissêmico de daimon) na produção de obras de arte, quer no apelo ao “inconsciente” (entendido como repositório de conhecimentos localizados no psiquismo do próprio artista), quer na incidência de influências externas (oriundas de personalidades estranhas a este mesmo psiquismo). Tal atuação, que se presentifica na história da poiesis como inspiração, foi classificada em dois tipos principais: o endógeno, no primeiro caso, e o exógeno, no segundo. São reportados, no decurso da arte ocidental, vários exemplos que atestam a ocorrência concreta do fenômeno inspirativo ou intuitivo no campo da gênese artística. Em torno desta constatação, estabelece-se um protesto veemente contra a redução/ compressão das dimensões da realidade, seguido de uma provocadora sugestão de alargamento daquelas mesmas dimensões configurativas do real, a partir da possibilidade concreta de vigência de um outro nível de realidade, paralelo ao nível tangível, cujos contornos abrem novas possibilidades interpretativas do fenômeno “poiético”. O texto se dispõe na interseção de disciplinas literárias, estéticas, filosóficas, psicológicas, científicas e religiosas, realizando na prática uma interdisciplinaridade cujo objetivo é o aclaramento de uma origem específica da obra de arte – o que nos permite considerá-lo, na medida em que propõe uma diferente descrição do processo criativo em sua proveniência imediata, um trabalho de caráter “genético”, no qual se estabelecem os fundamentos de uma vertente pneumática ou mediúnica na produção artística.

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Número

Sección

Resumos de dissertações e teses

Cómo citar

RANGEL JUNIOR, Vicente Marins. As artes do “daimon”: à procura de uma poética perdida. Revista Vértices, [S. l.], v. 9, n. 1/3, p. 193–194, 2010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/79.. Acesso em: 22 nov. 2024.