Diagnóstico dos resíduos sólidos gerados por uma indústria química de produção de ácido orgânico como suporte para otimização de um programa de gerenciamento de resíduos

Autores

  • Alessandro de Miranda Oliveira

Palavras-chave:

Resíduo Industrial, Resíduo Sólido, Gerenciamento de Resíduo

Resumo

Uma grande quantidade de resíduos associada igualmente à variabilidade da composição desses são características associadas ao modelo civilizatório industrialista. Diante deste quadro altamente adverso, é necessária a formulação de estratégia de combate à contaminação ambiental, em todos os aspectos em que ele se apresenta. A redução e o controle dos efeitos associados a tal contaminação exigem um manejo e uma disposição adequados dos resíduos. Neste contexto, insere-se este trabalho, unindo a teoria e a prática, na elaboração de um diagnóstico dos resíduos gerados em um sistema industrial, fundamentada na identificação de todos resíduos produzidos, em termos qualitativos e quantitativos. Assim, o presente estudo apresenta dados acerca dos resíduos gerados em um processo industrial de fabricação de ácido orgânico, via fermentação, evidenciando o risco envolvido em tais subprodutos, por meio da classificação dos mesmos no que tange à sua periculosidade. Diante de tais informações, a pesquisa sugere uma forma de organização industrial que reduza o impacto ambientalassociado à disposição de resíduos e que seja compatível com a manutenção da viabilidade econômica do empreendimento. O trabalho propõe, ainda, diretrizes para dar visibilidade social das atividades industriais do empreendimento em questão à comunidade situada em seu entorno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Resumos de dissertações e teses

Como Citar

Diagnóstico dos resíduos sólidos gerados por uma indústria química de produção de ácido orgânico como suporte para otimização de um programa de gerenciamento de resíduos. Revista Vértices, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 131, 2010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/265.. Acesso em: 27 abr. 2024.