Uso de parâmetros físico-químicos e microbiológicos como ferramenta na implementação de projeto de educação ambiental em Cazumbá – São João da Barra, RJ

Autores

  • Tayná de Souza Gomes Simões
  • Tâmmela Cristina Gomes Nunes
  • Bruna Siqueira Corrêa
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira

Palavras-chave:

Qualidade de água subterrânea. 5º distrito de São João da Barra, RJ. Projeto de educação ambiental.

Resumo

Devido à exigência de mão de obra qualificada para o complexo logístico e portuário do Açu, do grupo EBX, tem havido atração de profissionais, fazendo aumentar a população de São João da Barra, acarretando a intensificação do uso de recursos hídricos, e gerando mais resíduos, que podem comprometer o lençol subterrâneo e a qualidade da água. O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico da qualidade da água consumida em Cazumbá e Sabonete, ambas do 5º distrito de São João da Barra/RJ e, a partir dos dados obtidos, desenvolver um projeto de Educação Ambiental. Essa problemática que é do domínio vivencial dos educandos, da escola e da comunidade, pode ser tomada como ponto de partida para uma discussão sobre meio ambiente e saúde, mostrando aos alunos os dados analíticos sobre a água consumida por eles mesmos na escola ou residência, problematizando essa temática com a questão da saúde pública e, assim, dar subsídios para que revindiquem junto aos órgãos públicos, água de qualidade para o consumo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tayná de Souza Gomes Simões
    Professora do Colégio Eucarístico
  • Tâmmela Cristina Gomes Nunes
    Professora da rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro
  • Bruna Siqueira Corrêa
    Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro – UPEA – Graduanda em Licenciatura em Ciências da Natureza
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira
    Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro – UPEA – D.Sc. em Engenharia Agrícola – Orientador

Downloads

Publicado

05-09-2013

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Uso de parâmetros físico-químicos e microbiológicos como ferramenta na implementação de projeto de educação ambiental em Cazumbá – São João da Barra, RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 31–48, 2013. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20130003.. Acesso em: 2 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>