Pequenas cidades, grandes problemas urbanos: a realidade de São Sebastião da Amoreira (PR)

Autores

  • Pedro Henrique Carnevalli Fernandes Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Cornélio Procópio/PR
  • Suellen Jane Correia Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Cornélio Procópio/PR

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n12018p54-66

Palavras-chave:

Pequenas cidades, Problemas urbanos, São Sebastião da Amoreira (PR)

Resumo

Os problemas urbanos existem desde as primeiras cidades capitalistas, especialmente por esse modelo privilegiar o capital em detrimento do social. Por isso, o objetivo principal deste artigo é demonstrar que pequenas cidades possuem problemas semelhantes e até maiores que grandes cidades, uma vez que se assentam no mesmo modelo de urbanização. Assim, o artigo desmitifica a visão de que as pequenas cidades são espaços sem problemas urbanos e que somente os grandes centros possuem ausência de serviços de saúde, educação, geração de renda, segurança, entre outros problemas. O estudo ocorre na pequena cidade de São Sebastião da Amoreira, localizada no interior do estado do Paraná. A pesquisa apresenta os principais problemas urbanos a partir da percepção dos habitantes locais, além do histórico e dos indicadores demográficos e sociais. Para isso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico e de dados, aplicação de questionários à população da cidade e pesquisas descritivas e registros fotográficos sobre os principais problemas urbanos. O intenso descuido com a cidade resultou em diversos problemas urbanos, sendo que os mais considerados pela sociedade local foram: serviços de saúde, infraestrutura asfáltica e ausência de geração de empregos. Uma consequência da existência desses problemas é o esvaziamento demográfico, já que a população desiste de residir na cidade, mudando-se para outras localidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Cornélio Procópio/PR
    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Colegiado de Geografia daUniversidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) - Cornélio Procópio/PR - Brasil. E-mail: profpedrofernandes@gmail.com.
  • Suellen Jane Correia, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Cornélio Procópio/PR
    Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) - Cornélio Procópio/PR - Brasil. E-mail: suellen_correia11@hotmail.com.

Publicado

27-04-2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Pequenas cidades, grandes problemas urbanos: a realidade de São Sebastião da Amoreira (PR). Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 54–66, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n12018p54-66. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/10057.. Acesso em: 27 abr. 2024.