Dengue, Chikungunya e vírus Zika na Região Sul do Brasil

Autores

  • Renan Valério Eduvirgem Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR
  • Maria Eugênia Moreira Costa Ferreira Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR
  • André Jesus Periçato Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR
  • Denis Cereja dos Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n12018p67-80

Palavras-chave:

Vetor, Geografia da Saúde, Região Sul do Brasil

Resumo

Os estudos biogeográficos correlacionados a geografia da saúde estão cotidianamente sendo ampliados para as mais diversas temáticas, principalmente para os estudos do Aedes aegypti como vetor. O objetivo deste trabalho é demonstrar os casos do dengue, chikungunya, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nos anos de 2015 e 2016, e, do vírus Zika em 2016. A partir dos resultados, foi possível demonstrar a incidência e o aumento dos casos no período estudado. Sugere-se necessário o aumento de campanhas por parte do governo e intensificação dos cuidados com a água parada, principalmente pela população, ao longo do ano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renan Valério Eduvirgem, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR
    Graduado em Geografia (Bacharelado - 2015) e (Licenciatura - 2015) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Geografia do Programa de Pós-graduação em Geografia (PGE-UEM) – Maringá/PR – Brasil. E-mail: georenanvalerio@gmail.com.
  • Maria Eugênia Moreira Costa Ferreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR
    Doutora em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995). Professora Doutora Associada Nível A na Universidade Estadual de Maringá, no Departamento de Geografia – Maringá/PR – Brasil. E-mail: eugeniaguart@gmail.com.
  • André Jesus Periçato, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR
    Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Mestrando em Geografia do Programa de Pós-graduação em Geografia (PGE-UEM) – Maringá/PR – Brasil. E-mail: andrejesus_91@hotmail.com.
  • Denis Cereja dos Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR
    Especialista em Pesquisa e Ensino na Ciência Geográfica pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá/PR – Brasil. E-mail: denissantos385@gmail.com.

Publicado

27-04-2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Dengue, Chikungunya e vírus Zika na Região Sul do Brasil. Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 67–80, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n12018p67-80. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/10063.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)