Dialética e Complexidade no Estudo de Questões Socioambientais

Autores

  • Guilherme Vieira Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Itaperuna/RJ
  • Elza Neffa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ
  • José Glauco Ribeiro Tostes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n12018p154-166

Palavras-chave:

Contradições, Totalidades, Emergências, Capitalismo

Resumo

Pela lente da dialética, a realidade é vista pelo movimento, contradições, transformações quantitativas / qualitativas e pelo entrelaçamento de contrários que se complementam formando totalidades. As ciências da complexidade apresentam noções de sistema, rede e emergência, que remetem às conexões, às interdependências e às inter-relações. Há possibilidades de estudo de questões socioambientais por meio do diálogo entre os saberes e de uma visão de totalidade que conceba a possibilidade do acaso, da novidade, do devir. Isso se revela importante na medida em que as ciências ambientais pretendem mitigar ou superar os problemas socioambientais gerados e/ou ampliados pelo sistema capitalista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Vieira Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Itaperuna/RJ
    Professor do Instituto Federal Fluminense (IFF). Doutorando em Meio Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(PPGMA/ UERJ) – Rio de Janeiro/RJ – Brasil. E-mail: guiv.dias@gmail.com.    
  • Elza Neffa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ
    Doutora em Ciências Sociais/Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ. Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e do Núcleo de Referência em Educação Ambiental da Faculdade de Educação (UERJ) – Rio de Janeiro/RJ – Brasil. E-mail: elzaneffa@gmail.com.      
  • José Glauco Ribeiro Tostes, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Química pela Unicamp. Professor-Titular aposentado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: joseglaucotostes@hotmail.com.

Publicado

27-04-2018

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Dialética e Complexidade no Estudo de Questões Socioambientais. Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 154–166, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n12018p154-166. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/10064.. Acesso em: 28 abr. 2024.