Como acolher os estudantes Ciganos na escola pública? Do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p635-651

Palavras-chave:

Questionário por cenários, Semântica da ação, Ciganos Portugueses, Estudantes do ensino médio, Grande Lisboa

Resumo

No quadro europeu de uma aposta estratégica em sociedades cada vez mais escolarizadas e inclusivas, o desafio da presença de diferentes culturas nas escolas requer a implementação de políticas que promovam a não discriminação. No entanto, os ciganos Portugueses constituem-se ainda como um grupo cultural e étnico aparentemente imune aos objetivos destas políticas, em virtude do enorme preconceito social e histórico que impende sobre os seus membros. Neste sentido, foi realizada uma investigação visando colocar à prova um conjunto de possibilidades relativas à melhor forma de acolher estudantes ciganos na escola pública. Foram inquiridos 700 alunos não ciganos de 3 escolas do ensino médio da Grande Lisboa. Seguindo a perspetiva de uma sociologia eminentemente compreensiva, foi mobilizado um questionário baseado em cenários com o objetivo de captar junto dos estudantes não ciganos a forma mais conveniente da escola acolher estudantes ciganos discriminados numa outra escola. Os resultados mostram que, para a maioria dos inquiridos, os ciganos devem ser socializados através de procedimentos táticos, ou individualizados por meio de dispositivos morais ou funcionais de modo a serem convenientemente assimilados.

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Biografia do Autor

  • Pedro Jorge Caetano, CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
    Doutor em Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Educação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA). Investigador na Universidade Nova de Lisboa, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Lisboa – Portugal. E-mail: caepedro@gmail.com.  
  • Maria Manuela Mendes, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Lisboa
    Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - ICS-UL (2007). Professora Associada na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FAUL) e investigadora no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - Lisboa - Portugal. E-mail: mamendesster@gmail.com.
  • Olga Magano, Universidade Aberta (Uab), Lisboa
    Doutorada em Sociologia pela Universidade Aberta (2011). Investigadora integrada no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (Cies_Iscte) - Lisboa - Portugal. E-mail: olga.magano@uab.pt.

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Publicado

25-08-2021

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Questões contemporâneas da educação no Brasil e em Portugal"

Como Citar

CAETANO, Pedro Jorge; MENDES, Maria Manuela; MAGANO, Olga. Como acolher os estudantes Ciganos na escola pública? Do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 635–651, 2021. DOI: 10.19180/1809-2667.v23n32021p635-651. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15971.. Acesso em: 24 nov. 2024.