Economia solidária: geração de trabalho e renda como alternativa ao desemprego e instrumento de erradicação da pobreza
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.19980005Palavras-chave:
.Resumo
O presente artigo tem como objetivo propor algumas soluções para o desemprego crescente, que se apresenta neste momento de reestruturação econômica, com formulações que contemplem não só os desqualificados das classes populares, mas também a classe média empobrecida e desempregada, vítima das reengenharias. Mostrar que a alternativa de crescimento é a economia local em detrimento da global. Difundir a idéia da "economia solidária" como instrumento de superação social dos excluídos, em particular as cooperativas de trabalho. E, acima de tudo, propor diretrizes, neste campo, para o CEFET Campos, uma instituição que se pretende centro de referência da educação básica e profissional na Região.Downloads
Referências
COELHO, Franklin D. Desenvolvimento Econômico Local. Rio de Janeiro: IBAM/SERE/FES, 1996.
COELHO, Franklin D. Projeto Nacional de Desenvolvimento para Micro e Pequena Empresa II. Rio de Janeiro: SERE/FES, 1966.
PINHO, Diva B. Economia e Cooperativismo. São Paulo: Saraiva, 1977.
QUEIROZ, Carlos A. R. S. de. Manual de Cooperativa de Serviços e Trabalho. São Paulo: STS, 1997.
SINGER, Paul. Globalização e Desemprego: Diagnóstico e Alternativas. São Paulo: Contexto, 1998.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).