Unilateralidade & Conexão - docência e disciplina na formação do professor (o caso de História)

Autores

  • Everardo Paiva de Andrade Faculdade de Filosofia de Campos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20020002

Palavras-chave:

.

Resumo

Discute a lógica da disciplinarização do ponto de vista do “pensamento complexo”, de Edgard Morin. Aponta para o caráter disciplinar das propostas de diretrizes curriculares para a graduação de História, expresso no documento da COESP / SESu. Conclui com indicativos para a reflexão sobre a questão da Educação em História.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Everardo Paiva de Andrade, Faculdade de Filosofia de Campos
    Professor de História da Faculdade de Filosofia de Campos. Mestrando em Educação pela UFF.

Referências

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. 5ª reimpr., SP, Unesp, 1997 (Cop. 1990). 156 p.

COESP / SESu / MEC. Diretrizes curriculares dos cursos de História. Brasília, MEC / SESu (fotoc.), s/d. 10 p.

JOHNSON, Paul. “Bom servo, mau senhor”. In: Veja, nº 1668. SP, Abril, 27/09/2000. Pp. 150-151.

KEEN, Sam. “Amor-próprio e conexão cósmica”. In: Ken WILBER (Org.). O paradigma holográfico e outros paradoxos; explorando o flanco dianteiro da ciência. 10ª ed., SP, Cultrix, 1995 (1ª ed., 1991). Pp. 114-116.

LE GOFF, Jacques & Pierre NORA (Dir.). História: novos problemas. 2ª ed., RJ, Francisco Alves, 1979 (Cop. 1974). 200 p.

MORIN, Edgard. Complexidade e transdisciplinaridade; a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal, UFRN, 1999. 56 p.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ANDRADE, Everardo Paiva de. Unilateralidade & Conexão - docência e disciplina na formação do professor (o caso de História). Revista Vértices, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 13–16, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20020002. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20020002.. Acesso em: 22 dez. 2024.