Direitos humanos e justiça: Uma experiência em equipe interdiciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20030016Palavras-chave:
Direitos humanos, Ampla defesa, Cidadania, Trabalho interprofissional, Serviço SocialResumo
O objetivo deste texto é o estudo do Direito Constitucional à ampla defesa que supõe um trabalho interprofissional nos Núcleos de Prática Jurídica. A ampla defesa exige informações, conciliação extrajudicial, reforço à auto-estima, pareceres periciais e outras atividades que são parte da construção concreta dos direitos fundamentais e humanos dos cidadãos. Essa é uma nova proposta que se desenvolve internacionalmente no Direito e que prevê uma ampliação de atividades extrajudiciais.Downloads
Referências
CHUAIRI, Silvia Helena. Assistência Jurídica e Serviço Social: reflexões interdisciplinares. Serviço Social e Sociedade, n 67, p. 124-144 São Paulo: Cortez, Set/2001.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. 29 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos humanos e cidadania. São Paulo. Moderna, 1998.
HERKENHOFF, João Batista. Justiça, direito do povo. Rio de Janeiro: Thex, 2000.
LOBO, Paulo Luiz Netto. da O profissional da advocacia no novo milênio. Revista da Ordem do Advogados do Brasil – Ano XXVIII - N° 66– Janeiro/junho. 1998.
MENEZES, Marcelo Paes. A crise da justiça e a mediação. Revista do Tribunal Regional do Trabalho. 3º região – Belo Horizonte, 33 (63): 23-31, janeiro/junho. 2001.
MENEZES, Marcelo Paes. Sobre mediação, Direito do Trabalho e Conflito de ódio, amor e dor. Revista do Tribunal Regional do Trabalho. 3º região – Belo Horizonte, 32 (62): 205-212, julho/dezembro. 2000.
OLIVEIRA, Maria Beatriz Bogado Bastos de. A Defensoria Pública como garantia de acesso à Justiça. Monografia apresentada como exigência final de curso de Mestrado em Direito da Universidade Gama Filho “Estado e Cidadania” Rio de Janeiro, 1998.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).