Assistência Social e Cidadania: Um diálogo necessário
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20040002Palavras-chave:
Cidadania, Assistência social, Direitos sociais, DemocraciaResumo
A tese de um conjunto de assistentes sociais sobre a assistência como um direito social e conquista da cidadania, publicada na metade dos anos 80, tornou-se hegemônica no serviço social brasileiro, na medida em que se apresentava como uma alternativa tanto ao serviço social alternativo quanto às práticas conservadoras e assistencialistas. No entanto, formulada no calor do processo de redemocratização política, esta tese carecia não apenas de uma teoria da cidadania, como também de uma análise mais profunda da conjuntura de transição, sobretudo dos limites econômicos e políticos impostos à efetivação da cidadania no Brasil com o processo de mundialização do capital e o ajuste estrutural. É exatamente esta a proposta deste artigo.Downloads
Referências
ABREU, Haroldo B. de. A cidadania na sociedade capitalista: um estudo sobre a legitimação da ordem. (Dissertação de Mestrado). UFRJ, Rio de Janeiro, 1994.
ABREU, Haroldo B. de. O contexto histórico-social da crise dos padrões de regulação sócio-estatal. Praia Vermelha. Estudos de Política e Teoria Social, UFRJ, Rio de Janeiro, v.1, n. 1, 1. sem. 1997, p. 49-74.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez: Unicamp, 1995.
BARBALET, J. M. A cidadania. Lisboa: Estampa, 1989.
BENEVIDES, M.V. M. A cidadania ativa . 2. ed. SP: Ática, 1996.
BHERING, Elaine R. Política social e capitalismo contemporâneo: um balanço crítico-bibliográfico. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1990.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã,1996.
COUTINHO, Carlos Nelson. Marxismo e política: a dualidade de poderes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 1994.
COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci. Um estudo sobre o seu pensamento político. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
COUTINHO, Carlos Nelson. Notas sobre cidadania e modernidade. Praia Vermelha. Estudo de Política e Teoria Social, UFRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 1. sem.1997, p.145-165.
COUTINHO, Carlos Nelson. Democratização como valor universal. Proposta. FASE, Rio de Janeiro,1994, ano 22, n. 61, p. 49-57.
COUTINHO, Carlos Nelson. Atualidade de Gramsci. Disponível em: http://www.artnet.com.br/gramsci. Acessado em 1999.
DAGNINO, Evelina (Org.). Anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994.
IAMAMOTO, M. Renovação e conservadorismo no serviço social. São Paulo: Cortez, 1992.
LEITE, Márcia da S. P. Que cidadãos somos e seremos nós. Proposta. FASE, Rio de Janeiro, n. 57, jul.1993, p. 9-18.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
MARX, Karl. A miséria da filosofia. São Paulo: Global, 1985.
MARX, Karl. Obras fundamentais: los escritos de juventud. México: Fondo de Cultura Económica, 1982.
MENEZES, Maria Thereza e Gomes de. Políticas sociais de assistência pública no Brasil: em busca de uma teoria perdida. Rio de Janeiro: UFRJ, 1992.
MOTA, Ana Elizabete da. Cultura da crise e seguridade social: um estudo sobre as tendências da Previdência e da Assistência Social brasileira nos anos 80 e 90. São Paulo: Cortez, 1995.
MOTA, Ana Elizabete da. Assistência social entre a produção e a reprodução social.Assistência Social: polêmicas e perspectivas, Cadernos PUC/SP, n. 2, abril 1995.
NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e serviço social. São Paulo: Cortez, 1992.
NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social pós-64. São Paulo: Cortez, 1991.
OLIVEIRA, Francisco de. Os direitos do antivalor: a economia política da hegemonia imperfeita. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
PEREIRA, P. A. A assistência social no Brasil contemporâneo: dilemas e perspectivas de uma política social relutante. Assistência Social: polêmicas e perspectivas, Cadernos PUC/SP, n. 2, abril de 1995.
POLANYI, K. A grande transformação. As origens da nossa época. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1980.
PRZEWORSK, A. Capitalismo e social-democracia. SP: Companhia da Letras, 1989.
RAICHELIS, Raquel. Esfera pública e conselhos de assistência social: caminhos da construção democrática. São Paulo: Cortez, 1998.
SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Orgs.). Pós–neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
SANTOS,W. G. dos. Cidadania e justiça. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
SCHONS, Selma Maria. Assistência social entre a ordem e a “desordem”. São Paulo: Cortez, 1999.
SPOSATI, Aldaíza. Os direitos dos desassistidos sociais. São Paulo: Cortez, 1989.
SPOSATI, Aldaíza. (Coord.). Carta-tema . A assistência social no Brasil (1983 1990). São Paulo: Cortez, 1991.
SPOSATI, Aldaíza et al. Assistência na trajetória das políticas sociais brasileiras. São Paulo: Cortez, 1985.
YASBEK, Maria Carmelita. Classes subalternas e assistência social. São Paulo: Cortez, 1993.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).