A Educação no Brasil: Uma questão de mercado?
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20040004Palavras-chave:
Fundef, Educação, Política educacional, Capitalismo neoliberal, Instituições financeiras multilateraisResumo
Este artigo analisa alguns problemas relevantes do sistema educacional brasileiro frente aos novos desafios gerados pelo processo de globalização da economia e pelas políticas educacionais implementadas no país, em consonância com as orientações dos organismos internacionais como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional,e a OIT entre outros. Como eixo central da análise, discute-se a implantação do Fundo Nacional de Desenvolvimento e Manutenção do Ensino Fundamental (FUNDEF) e os problemas por ele gerados.Downloads
Referências
LEHER, Roberto. Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do banco Mundial para “alívio” da pobreza.1998. (Tese de doutoramento). Universidade de São Paulo, São Paulo. (Mimeo.).
LESBAUPIN, Ivo et al. O desmonte da nação: Balanço do Governo FHC. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SIQUEIRA, Ângela Carvalho. O Novo Discurso do Banco Mundial e o seu mais Recente Documento de Política Educacional. In: II Congresso Latinoamericano de Sociologia do Trabalho, ALAST, Buenos Aires, 2000. (Mimeo.).
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 2000.
OFFE, Claus. Capitalismo desorganizado: transformações contemporâneas do trabalho e da política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
MANHEIM, Karl. Ideologia e Utopia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.
WORLD Bank. O desafio da inclusão. Discurso de James Wolfensohn perante a Junta de Governadores. World Bank. Hong Kong, 1997. Disponível em: www.worldbank.org/html/extdr/extme/speech.htm. Acesso em: ago. 2003.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).