Capelinha: Marco e marcas da luta pela terra no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20040011Palavras-chave:
Questão agrária, Assentamento rural, Territorialização, Movimento Sem-terra, Espaço agrário fluminenseResumo
A década de 90, do século XX, foi demarcada por significativos rearranjos territoriais, conseqüência do processo de reestruturação econômica no qual tem-se fechamentos de nalgumas e expansão de outras usinas de cana-de-açúcar e a territorialização com a interiorização dos trabalhadores sem-terra. Com base em entrevistas e na literatura especializada levantou-se algumas indagações no sentido de colaborar nas reflexões sobre a temática da questão agrária brasileira. Neste sentido, a fazenda Capelinha, com o apoio material e simbólico do assentamento São Domingos, se apresenta como lugar e escala privilegiados de análise dos processos sócio-territoriais.Downloads
Referências
ALENTEJANO, Paulo R. R. O Assentamento São Domingos e o Município de Conceição de Macabu. Rio de Janeiro: mimeo, 1998.
ALENTEJANO, Paulo R. R. A luta pela terra no Rio de Janeiro Rio de Janeiro: mimeo, 1999.
FERNANDES, Bernardo Mançano. MST: formação e territorialização. São Paulo: Hucitec, 1996.
FERNANDES, Bernardo Mançano. A formação do MST no Brasil Petrópolis: Vozes, 2000.
GONÇALVES, Cláudio U. A Mediação Política e o Ordenamento do Território. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, 2002.
GONÇALVES, Cláudio U. Geografia Agrária do Norte Fluminense. Caderno Prudentino de Geografia, AGB, Presidente Prudente-SP, v. 25, p.187-208, 2003.
GARCIA JÚNIOR. Afrânio. Introdução e apresentação. In: LINHARES, Elizabeth et al. Conhecendo assentamentos rurais no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, 2002.
HAESBAERT, Rogério. Escalas espaço-temporais: uma introdução. Boletim Fluminense de Geografia, AGB, Niterói-RJ, n. 1, v. 1, p. 31-51, 1993.
MACIEL, Caio et al. Terra de Cana, terra de gado: ensaio de geografia agrária no Norte Fluminense. Relatório de pesquisa PROPP/UFF-CNPq. Niterói-RJ, 1997.
MACIEL, Caio et al. Norte Fluminense, um espaço agrário em mudança: o caso do município de Conceição de Macabu. Revista de Geografia, UFPE/DCG-NAPA, v.15, n.1, p. 85-103, Recife, 1999.
MEDEIROS, Leonilde S. de et al. Luta por terra e assentamentos rurais no estado do Rio de Janeiro. In: ________ (Orgs.). A formação dos Assentamentos Rurais no Brasil. Porto Alegre; Rio de Janeiro: Universidade/UFRGS/CPDA, 1999.
NOVICKI, Victor de Araújo. Governo Brizola, movimentos de ocupação de terras e assentamentos rurais no Rio de Janeiro (1983-1987). In: MEDEIROS, Leonilde et al. Assentamentos rurais: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Unesp, 1994.
OLIVEIRA, Ariovaldo de. A agricultura camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991.
PADRÃO, Luciano. Perfil do Assentamento Capelinha. Rio de Janeiro: Mimeo, 2000.
SILVA, Claudia. Terreno de usina no Norte do estado é ocupado por 160 famílias de sem-terra, O Globo, Rio de Janeiro, 01 jul. 1996.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).