Produto-Habitação para Terceira Idade: Diretrizes para sua definição por meio de estudo de caso em bairro da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20040012Palavras-chave:
Moradia assistida, Aspectos sociais, Terceira idadeResumo
O objetivo central deste trabalho é desenvolver diretrizes para definição do produto-habitação. Seu objetivo específico é ilustrar as diretrizes por meio de um estudo de caso. A metodologia foi desenvolvida em duas etapas: exploratória e empírica. Entrevistas foram realizadas com utilização de um questionário estruturado para coleta de dados. O estudo foi aplicado visando um empreendimento imobiliário para a terceira idade, identificando-se neste segmento um nicho de mercado não atendido em suas necessidades e anseios, principalmente quanto ao aspecto moradia assistida. Um banco de dados contendo 34 entrevistas foia fonte para ilustração de um conjunto de diretrizes para o empreendimento.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência a edificações, espaço mobiliário e equipamento urbanos . Rio de Janeiro, ABNT, 2004.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EMPRESAS DE PESQUISA. Critério de Classificação Econômica Brasil. Disponível em: <http://www.anep.org.br/>. Acesso em: 01 mar. 2004.
AUSTIN, James. Managing in developing countries: strategic analysis and operating techniques. New York: Free Press, 2002. 480p.
AZEREDO, Neila Gondim de. Diretrizes para desenvolvimento de produto na construção civil: um estudo de caso em Campos dos Goytacazes-RJ aplicado a empreendimentos para a terceira idade. Niterói, RJ, 2004. 145f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.
AZEREDO, Neila Gondim de; AMORIM, Sergio Roberto Leusin de. Diretrizes para a definição do produto-habitação para terceira idade: estudo de caso em bairro da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. In: IV WBGPPCE. Anais, PROARQ/FAU/UFRJ. Rio de Janeiro, RJ. 2004. 7p. Artigo técnico n.58.
CLARK, W. A. V.; ONAKA, Jun L. Life cycle and housing adjustment as explanations of residential mobility. Urban Studies, n. 20, p. 47-57, 1983.
FERRAZ, João Carlos; KUPFER, David; HAGUENAUER, Lia. Made in Brazil. Desafios competitivos para a indústria brasileira. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1997. 386p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2000. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 03 out. 2003.
MEYER-STAMER, Jörg. Estratégias de desenvolvimento local e regional: clusters, política de localização e competitividade sistêmica. Policy paper n. 28, set. 2001 ILDES/Friedrich Ebert Stiftung, São Paulo. Disponível em:. Acesso em: 05 jan. 2004.
PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva. Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991. 376p.
PROCHNIK, Victor. Estratégia de Empresas. Rio de Janeiro. Apostila do Curso de Cadeias Produtivas do Instituto de Economia Industrial (IEI)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2002.
SILVA, Maria Angélica Covelo. Metodologia de seleção tecnológica na produção de edificações com o emprego do conceito de custos ao longo da vida útil. São Paulo. 1996. 356f. Tese (Doutorado). Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo. 1996.
TAGLIACARNE, Guglielmo. Pesquisa de Mercado. São Paulo: Atlas, 1976. 176p.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).