Considerações legais sobre elaboração de um plano de contingência para vazamentos de óleos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20050005Palavras-chave:
Plano de contingência, Vazamento, Leis, Meio ambienteResumo
As questões relacionadas aos Oceanos assumem importância central para a vida na Terra. O monitoramento ambiental destas áreas onde ocorrem atividades de prospecção, exploração e transporte de petróleo, com a finalidade de prevenir e minimizar acidentes com óleo e gás, é imperativo. É necessária a elaboração de um Plano de Contingência para derramamento de óleo no mar nas diversas áreas de exploração e produção, com participação conjunta dos operadores. Tal estratégia pode ser dividida em duas partes distintas: a primeira contendo a política documentada do plano e a segunda, o plano operacional. Fundamental uma boa cooperação entre todos os envolvidos na operação de resposta a acidentes.Downloads
Referências
ARAUJO, G. M. et al. Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional OHSAS 18001 e ISM Code. Rio de Janeiro: CVG, 2006.
BARCELLOS, P. Revista Proteção, n. 149, maio de 2004, p. 34-52.
BRANDÃO, M. V. L. Anotações de aulas da disciplina Plano de Contingência e Salvatagem no Curso de MBA em Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional na Unigranrio, 2005.
CASTRO, A. F. et al. Desenvolvimento de um banco de dados Geográficos em um ambiente SIG e suas aplicações na elaboração de mapas de sensibilidade ambiental ao derramamento de óleo em áreas costeiras. Anais XI SBBR, Belo Horizonte, 05-10 de abril , 2003. p. 1533-1540.
CASTRO FILHO, B. M. et al. Documento básico para política nacional de Ciência & Política do mar. CNPq. 2001. 52p
CONSELHO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE. (CONAMA) n. 237 de 19 de dezembro de 1997.
CONSELHO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE. (CONAMA) n. 293 de 12 de dezembro de 2001.
FREITAS, C. M. et al. Acidentes de Trabalho em Plataformas na Bacia de Campos. Curso Técnico de Segurança do Trabalho. CEFET Campos. 2003.
SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. 57 ed. São Paulo: Atlas, 2005.
SOUZA, A. B.; NOBREGA, J. S. W. Sistemas de Gestão de SMS aplicado na indústria Naval e Offshore. Rio de Janeiro: Publit, 2005.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).