Obtenção de água potável utilizando eletrodiálise solar
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20050007Palavras-chave:
Dessalinização, Eletrodiálise, Solar, FotovoltaicaResumo
Este artigo apresenta as principais experiências mundiais de instalações de eletrodiálise acionadas por painéis fotovoltaicos e analisa a possível aplicação de tais instalações no Nordeste do Brasil. A utilização de painéis fotovoltaicos para o acionamento deste processo, visando à dessalinização de reservas de água salobra oriundas de poços profundos, é viável e necessária devido à existência, na maior parte das regiões áridas e semi-áridas do mundo, de uma estrutura deficiente de abastecimento de água potável, e também devido ao fato de serem caracterizadas por um baixo grau de eletrificação e de níveis favoráveis de conversão elétrica da radiação solar, como ocorre no Nordeste do Brasil.Downloads
Referências
CARVALHO, P. C. M. Água potável via energia solar. SBPC, Ciência Hoje, v. 19, n. 110, 1995.
CARVALHO, P. C. M. et al. Experiências adquiridas na implementação da primeira instalação de osmose reversa acionada por painéis fotovoltaicos do Brasil. 3º AGRENER, Campinas, SP, 2000.
JUCÁ, S. C. S. et al. Dimensionamento de uma planta de eletrodiálise acionada por sistema fotovoltaico autônomo. AGRENER 2004, 5° Encontro de Energia no Meio Rural, Campinas, SP, 2004.
JUCÁ, S. C. S. Comparação de métodos de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos autônomos: Aplicação a uma unidade de eletrodiálise. Dissertação de Mestrado, UFCCT-DEE, 2004.
ADIGA, A. et al. Performance analysis of photovoltaic electrodialysis desalination plant at Tanot in Thar desert. Desalination, n. 67, 1987.
LICHTWADT, M. et al. Water Treatment using solar-powered electrodialysis reversal. Mediterranean Conference on Renewable Energy Sources for Water Production, Greece, 1996.
ISHIMARU. Solar photovoltaic desalination of brackish remote areas by electrodialysis. Desalination, v. 98, p. 485-493, 1994.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).