Impactos das novas tecnologias e a gestão do conhecimento nas sociedades pós-modernas
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20060002Palavras-chave:
Novas tecnologias, Sociedade do conhecimento, ContemporaneidadeResumo
As novas tecnologias do conhecimento favorecem o aparecimento de iniciativas no campo organizacional, com repercussões na dimensão informacional do espaço com progressivo crescimento, gerando impactos financeiros, telecomércio, teletrabalho e outros, que alteram, sobremaneira, o conceito de espacialidade econômica na sua dimensão física para a informacional, inaugurando uma nova forma de infraestrutura com maior universalização do bem estar e conseqüente aceleração do movimento de globalização resultando na reflexividade da sociedade contemporânea e em mudanças sócio-político institucionais que caracterizam o ambiente de alguns países recém industrializados. Esse movimento promove a liberalização e desregulação dos mercados mundiais, exigindo maior competitividade tanto em nível nacional quanto no internacional por parte de países e empresas, interferindo, quase sempre, nas relações de trabalho pós-modernas.Downloads
Referências
ANGELONI, Maria Terezinha. Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2002.
ARAÚJO, Luiz César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
CARVALHO, Antonio Vieira de. Aprendizagem organizacional em termos de mudança. São Paulo: Pioneira, 1999.
DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Tradução de Bernadette Siqueira Abrão. São Paulo: Futura, 1998.
FRIDMAN, Luiz Carlos. Vertigens pós-modernas: configurações institucionais contemporâneas. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 12. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
HESSELBEIN, Frances; GOLDSMITH, Marshall; BECKHARD, Richard (Orgs.). A organização do futuro: como preparar hoje as empresas de amanhã. Tradução de Nota Assessoria. São Paulo: Futura, 1997.
LAMBRANHO, João. O empreendedor no século XXI. [s.n.t.]
LASTRES, Helena M. M.; ALBAGLI, Sarita (Orgs.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
MAÑAS, Antônio Vico. Administração de sistemas de informação: como otimizar a empresa por meio dos sistemas de informação. São Paulo: Érica, 1999.
MORRIS, Daniel; BRANDON, Joel. Reengenharia reestruturando sua empresa. [s.n.t.]
PROBST, Gilbert; RAUB, Steffen; ROMHARDT, Kai. Gestão do conhecimento: os elementos constitutivos do sucesso. Porto Alegre: Bookeman, 2002.
RATTNER, Henrique. Impactos sociais da automação: o caso do Japão. São Paulo: Nobel, 1988.
STEWART, Thomas A. A riqueza do conhecimento: o capital intelectual e a nova organização. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carmen Lúcia Neves do Amaral Costa, Hortência de Abreu Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).