À luz da raça na empresa de petróleo
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20130010Palavras-chave:
Mercado de trabalho, Petróleo, Racismo, Diversidade e educaçãoResumo
Este trabalho aborda a participação dos negros nas plataformas Petrolíferas da Bacia de Campos, propondo uma discussão acerca da dinâmica da inserção do negro nesse mercado. E a partir desta ótica, pensar o racismo e a diversidade no mundo do petróleo nesta região e suas implicações. Quando se trata de questões raciais, neste contexto se percebe que as diferenças não estão na capacidade intelectual e sim nas oportunidades. Entretanto, nada impede que brancos e negros venham construir juntos, com respeito e usufruindo de suas aptidões numa sociedade mais justa a favor da diversidade. As instituições públicas e privadas assumem o desafio de atenuar a discriminação racial e, ao mesmo tempo, procura abraçar a diversidade racial através de ações afirmativas na forma de cotas. Como resultado do artigo, foi detectado um problema de classe social e, não, questão racial.Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo. São Paulo: Campanha de letras, 1989.
BAHIA, Mônica M; LAUDARES, João B. A participação da mulher em áreas específicas da engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA – COBENGE, 39., 3 a 6 de outubro 2011, Blumenau – SC.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira.” Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília – DF, 9 de janeiro de 2003.
COELHO, Pedro Jaime Júnior. Executivos Negros: Racismo e Diversidade no Mundo Empresarial. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. GT 30: Relações raciais: desigualdades, identidades e políticas públicas, 36., 21 a 25 de outubro de 2012, Águas de Lindóia, SP.
CRESCE presença de jovens negros no ensino superior, aponta censo, Folha de São Paulo, 16 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ educacao/1170127-cresce-presenca-de-jovens-negros-no-ensino-superior-apontacenso.shtml>. Acesso em: 19 fev. 2013.
FREYRE, Gilberto. Novo mundo nos Trópicos. São Paulo: Nacional, 1971.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Como trabalhar com “raça” em sociologia. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 93-107, jan./jun. 2003.
HELLER, Robert. Como ser um líder eficaz. São Paulo: Ed. 1. Publifolha, 2000. 72 p.
JACCOUD, Luciana; BEGHIN, Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: IPEA, 2002.
MYERS, Aaron. O valor da diversidade racial nas empresas. Estudos afro-asiáticos, v. 25, n. 3, p. 483-515, 2003.
PETROBRAS. AMS na área, v. 42, maio/jun. 2012.
PETROBRAS. Jornal Recursos Humanos: o jornal de quem faz a Petrobras, v. 32, set./ out. 2011.
PLANO MUNICIPAL DE ASSISITÊNCIA SOCIAL. Campos dos Goytacazes. Propostas e Diretrizes para a Política de Assistência Social 2011-13.
SILVA, Luciene Soares da. O cotidiano das relações inter- raciais: o processo de criminalização dos atos decorrentes de preconceito de raça e cor no Rio Grande do Sul (1998-2001). Dissertação (Mestrado em Sociologia) – UFRGS, Porto Alegre, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).