As transformações econômicas e o curso técnico em agropecuária: o caso de Campos dos Goytacazes-RJ
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v17n215-03Palavras-chave:
Educação Profissional, Política Educacional, AgropecuáriaResumo
A instituição lócus deste estudo é a Escola Técnica Estadual Agrícola Antonio Sarlo (ETEAAS). A escola, localizada na sede do município de Campos dos Goytacazes, tem passado por um processo de desprestígio devido à redução de matrículas para o curso técnico em agropecuária. A partir disso, este trabalho buscou compreender os motivos desse declínio. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa aliada à construção de um histórico da instituição. Além disso, empreendeu-se uma análise dos aspectos característicos do setor agropecuário do município onde a escola se localiza, a fim de entender as influências do mesmo para o curso. Nessa perspectiva, a pesquisa utilizou duas fontes: a primeira, formada pelas referências bibliográficas que tratavam das características da economia do município de Campos dos Goytacazes; a segunda, produzida através da realização de entrevistas individuais com pessoas que fazem parte da dinâmica da escola, entre elas, o diretor, professores e alunos. Contudo, os resultados do estudo apontaram para dois motivos: um externo, relacionado às transformações econômicas do município e outro relacionado às políticas educacionais estaduais destinadas à educação profissional agrícola, que não contemplam as especificidades da formação. Devido ao caráter desta apresentação, vamos nos ater apenas ao motivo externo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).