A trajetória histórico-normativa do ensino agrícola: do Brasil-Império ao Brasil-República (1960)
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v17n215-05Palavras-chave:
Trajetória histórico-normativa, Ensino técnico agrícola, Políticas educacionais, Políticas de reforma, Legislação federal de ensinoResumo
No recorte textual, de pesquisa originária da investigação de mestrado, abordamos nesse espaço, a trajetória histórico-normativa e política do ensino técnico agrícola, ora situado no contexto das reformas da legislação federal. Esse segmento da educação profissional desenvolveu-se à luz de estereótipos e no isolamento de escassas análises científicas figurando enquanto raro objeto de pesquisa. Nesse texto, objetiva-se apresentar uma abordagem descritivo-analítica dos principais atos normativos que balizaram a trajetória histórico-curricular do Ensino Técnico Agrícola. Com destaque para as políticas educacionais consubstanciadas nas legislações federais de ensino, tendo por marcos divisores os grandes períodos históricos: do Brasil-Império ao Brasil-República (década de 1960). Em bases metodológicas de pesquisa qualitativa em educação, em especial, com ênfase na pesquisa documental/normativa e institucional, considera-se necessário identificar as múltiplas determinações históricas que delinearam e precederam as atuais políticas da educação profissional técnica de nível médio (área agropecuária) visando oferecer contributos, ainda que de forma singela, para a análise das políticas contemporâneas.Downloads
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