Uma nova proposta de educação para a EJA no estado do Rio de Janeiro: o olhar dos discentes
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n116-01Palavras-chave:
Educação Básica, Teoria das Representações Sociais, Educação de Jovens e AdultosResumo
Este trabalho foi fruto de um estudo realizado em 2014, em uma instituição de educação pertencente à rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Buscou identificar e discutir os significados construídos por alunos acerca de uma proposta de programa chamada “Nova EJA”, implementada pela secretaria de educação. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS). Optou-se pela pesquisa empírica qualitativa tendo como foco de análise uma amostra de discentes da rede. A princípio foi feita uma reflexão histórica sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, bem como as políticas para essa modalidade de ensino. Em seguida, foi descrito o contexto de implementação e algumas características da proposta. Posteriormente, os dados foram coletados por meio de uma entrevista e analisados à luz da teoria indicada. Assim, buscando-se identificar a existência ou ausência de significações anunciadas pelos sujeitos sociais a respeito da nova política, os resultados revelaram que os sujeitos educacionais não tinham ainda construído uma representação social em torno da “Nova EJA”, uma vez que não expressavam um pensamento social comum a respeito da proposta.Downloads
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