A região Norte Fluminense e seu perfil industrial no período 1999-2011
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n116-07Palavras-chave:
Crescimento Econômico, Norte Fluminense, Produto Interno Bruto, IndústriaResumo
A região Norte Fluminense, que já vivenciou períodos de pujança econômica (com destaque em âmbito estadual e nacional), ao longo do século XIX e primeira metade do século XX, baseada na produção sucroalcooleira; passa a vivenciar, a partir do final do século XX, uma significativa mudança na sua configuração produtiva baseada nas atividades industriais e de prestação de serviços ligadas direta e indiretamente à indústria petrolífera, bem como pelo fato de cinco dos seus nove municípios serem grandes beneficiários dos royalties e participações especiais. Este artigo tem o intuito de verificar em que medida a produção e extração de petróleo e gás (P&G) contribuíram para o crescimento econômico do Norte Fluminense, além de examinar se seu comportamento econômico é análogo ao percebido no âmbito estadual e nacional, quanto ao comportamento do setor industrial. Além disso, busca identificar no comportamento econômico da região os reflexos da crise internacional de 2009.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Eduardo Manhães da Silva, Denise Cunha Tavares Terra, Elvia Alvarenga Fagundes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).