Um estudo da oferta da educação profissional técnica de nível médio da rede estadual e privada em Campos dos Goytacazes - RJ

Autores

  • Alzeleni Pio da Silva Tavares Corrêa
  • Denise Cunha Tavares Terra Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120059

Palavras-chave:

Educação Profissional Técnica, Norte Fluminense, Reestruturação Econômica

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio, no município de Campos dos Goytacazes, Região Norte Fluminense, que apresenta um novo contexto econômico, em virtude dos investimentos na indústria petrolífera e na construção do Complexo Logístico e Portuário do Açu. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com diretores e coordenadores de cursos das escolas técnicas estaduais e particulares. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação e diversificação dos cursos técnicos, especialmente nas escolas técnicas estaduais, que oferecem cursos mais tradicionais, pouco afeitos à demanda do mercado regional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alzeleni Pio da Silva Tavares Corrêa
     Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, administradora, professora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção da Universidade Candido Mendes – Campos dos Goytacazes, RJ – Brasil. E-mail: alzelenitavares@yahoo.com.br.
  • Denise Cunha Tavares Terra, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Doutora em Geografia, mestre em Ciência Política, economista, professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, chefe do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas ( LGPP) – Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil. E-mail: deniseterra@gmail.com.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

AVRITZER, Leonardo. As concepções de democracia e sua influência na Constituição do Estado. Curso de Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2008.

BRASIL. Decreto no 6302/2007. Institui o Programa Brasil Profissionalizado. Brasília, 2007.

BRASIL. Decreto lei n. 11316/1943. Dispõe sobre a equiparação da Escola Industrial Nilo Peçanha. Publicado em D.O.U. de 15 abr. 1944.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Publicado no D.O.U. de 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação 20012012.Publicado em D.O.U. de 10 jan. 2001.

MOURA, Dante Henrique. Algumas implicações da reforma da EP e do PROEP sobre o P.P. de CEFET-RN: a reintegração dos cursos técnicos. Revista Halos, 2007. Disponível em: < http://www.cefet.com.br/dpeg/hol p. 57-80>. Acesso em: 2012

RIO DE JANEIRO (Estado). Lei estadual no 2735, 10 de junho de 1997 do Rio de Janeiro- denominação Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro-FAETEC

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

Downloads

Publicado

02-05-2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

TAVARES CORRÊA, Alzeleni Pio da Silva; TERRA, Denise Cunha Tavares. Um estudo da oferta da educação profissional técnica de nível médio da rede estadual e privada em Campos dos Goytacazes - RJ. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 37–52, 2013. DOI: 10.5935/1809-2667.20120059. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120059.. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)