Comunicação e educação no espaço institucional: o diálogo comprometido com a realidade social
Palavras-chave:
Comunicação, Diálogo, Educação, Intervenção SocialResumo
Na perspectiva de fornecer subsídios para um pensar alternativo sobre o significado e alcance das propostas advindas do cenário social, em sua maioria, como via de mão única , este estudo se propõe a refletir sobre o processo comunicacional que pode ser observado nos pequenos espaços sociais que compõem a contemporaneidade, entendidos não somente enquanto superfícies territoriais, mas como espacialidades definidas pelos recentes sistemas tecnológicos de comunicação. Nesse contexto, também busca identificaras ações dos atores que estão inviabilizando ou favorecendo a comunicação dialógica, na perspectiva de contribuir para a superação do mito do “pensamento único”, fundamentado no princípio da irreversibilidade do capitalismo globalizado. Para tanto requer: (a) a compreensão de que os campos da comunicação e da educação, embora distintos, possuem áreas de interseção que os fazem caminhar em conjunto, constituindo campos de intervenção social e (b) a compreensão de que a dialogicidade no processo comunicativopossibilita a coesão entre os sujeitos comunicantes e o fortalecimento da consciência destes atores de pertencerem a um grupo social, que no seu estar juntos coletivamente, devem compartilhar dos mesmos princípios de identidade que norteiam seus ideários. Assim, o estudo apresenta a tese de que o processo de comunicações interpessoais de dialogicidade, que ocorre em espaços institucionais, gera alternativas de intervenção na realidade social, no sentido de contribuir para a superação do mito do “pensamento único”, inerente ao ideário da globalização.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).