Evolução do uso da terra e dos solos na bacia de captação da barragem Água Fria I e II em Barra do Choça/BA
Palavras-chave:
Geoprocessamento, Agregação, Manejo do soloResumo
A bacia de captação da barragem Água Fria II tem importância estratégica para o desenvolvimento regional, pois abastece aproximadamente 300 mil pessoas numa região carente em reservas hídricas, incluindo, aí, a cidade de Vitória da Conquista. O presente estudo objetivou caracterizar a evolução do uso da terra, nos anos de 1974 e 2004, analisando as modificações morfológicas, físicas e químicas dos solos sob diferentes manejos. Para o mapeamento foram utilizadas fotografias aéreas e imagens de satélite, através do software Map Viewer 6.0. Para as amostragens, foram selecionadas seis glebas, envolvendo os usos café, pastagem e mata nativa. No período analisado, houve expansão das áreas de café (228%), cultivos diversos (45%) e pastagem e redução das áreas de mata nativa (-74%) e vegetação secundária (-81%). Em 2004, constatou-se que apenas 15,7% da área indicada para preservação permanente eram ocupados por floresta. Os solos se apresentaram pobres e ácidos, com baixa Capacidade de Troca Catiônica, altas quantidades de Al3+ e H+ e baixíssimos níveis de P, Ca2+, Mg2+, K+ e Na+, refletindo a pobreza do material de origem (Coberturas Detríticas do Terciário-Quaternário), sendo dominante a classe Latossolo Amarelo distrófico. O café sob sistema convencional foi o manejo que mais afetou as características do solo, tais como distribuição, tamanho e estabilidade dos agregados, perda de matéria orgânica e aumento da Densidade do Solo, com prejuízos para a fertilidade e o armazenamento da água na bacia hidrográfica.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).