Compósitos de pinha residual para ecopastilhas
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n32025.23566Palavras-chave:
novos produtos, pinha, PU mamona, revestimento, sustentabilidadeResumo
A busca por produtos mais sustentáveis tem gerado crescentes pesquisas e projetos que busquem amenizar os impactos ambientais causados pelo consumo. Com isso, a presente pesquisa se pautou na experimentação e proposição de usos para as pinhas provenientes das árvores de Pinus, que atualmente são tratadas como resíduo pelo setor, mas que apresentam grande potencial produtivo e comercial, além de serem benéficas para a natureza, por se tratar de um material natural, biodegradável e de fácil renovação. Em conjunto às de fibra de pinha, foi utilizado como aglutinante a resina PU mamona, que também apresenta propriedades biodegradáveis e é uma fonte renovável, para a produção de compósitos, os quais foram submetidos a testes e análises para avaliar seu potencial produtivo e comercial. Observando os aspectos visuais, táteis e olfativos, foi considerada a melhor composição para se propor alternativas de uso comercial, sendo a escolha desta pesquisa a proposição de um revestimento decorativo para ambientes internos.Downloads
Referências
AYRILMIS, N.; BUYUKSARI, U.; AVCI, E.; KOC, E. Utilization of pine (Pinus pinea L.) cone in manufacture of wood base composite. Forest Ecology and Management, v. 259, n. 1, p. 65-70, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.foreco.2009.09.043. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378112709007038. Acesso em: 30 dez. 2025.
CANCELA, K. C. Influência da família e do tamanho da semente de Pinus taeda L. nas propriedades tecnológicas do lote de sementes, performance da muda em viveiro e em campo. 2007. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) ‒ Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/14431. Acesso em: 30 dez. 2025.
IBÁ. Indústria Brasileira de Árvores. Relatório Anual 2020. 2020.
OLIVEIRA, K. F.; NOGUEIRA, A. C.; HIGA, A. R. Produtividade de cones e sementes em um pomar clonal de Pinus taeda Linnaeus. Advances in Forestry Science, Cuiabá, v. 5, n. 2, p. 293-298, 2018. DOI: https://doi.org/10.34062/afs.v5i2.5278. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/afor/article/view/5278. Acesso em: 30 dez. 2025.
PAZMINO, A. V. Uma reflexão sobre Design Social, Eco Design e Design Sustentável. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 1., 2007, Curitiba.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ugo Leandro Belini, André Christian Keinert, Rafael de Paula Foltran

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).














1.png)


