Indicadores de qualidade do ar como instrumento de gestão ambiental em operação de unidades de geração termelétrica a gás natural: estudo de caso da Usina Termelétrica Mário Lago
Palavras-chave:
Indicador ambiental, Mineração de dados, Gestão ambiental, Árvore de decisão, Usina termelétricaResumo
Objetivou-se, com o presente estudo, investigar, com base nas práticas correntes de aquisição de dados de qualidade do ar de uma típica usina termelétrica a gás natural – Usina Termelétrica Mário Lago - como se encontram o nível de relacionamento entre as medições operacionais de geração de energia elétrica e as medições de qualidade do ar e meteorológicas, propondo indicadores que relacionem a operação do empreendimento, com consequente emissão de gases de exaustão, com a qualidade do ar, de maneira que interferentes meteorológicos, além da própria geração elétrica do empreendimento, tenham sua contribuição considerada. A partir de uma revisão da literatura com destaque às pesquisas realizadas sobre levantamento de indicadores ambientais e aplicação da técnica de Mineração de Dados. Duas bases principais de dados foram analisadas – uma com dados horários de geração de vinte turbinas aeroderivativas, cobrindo o período de 2002 a 2005, e outra com dados horários de qualidade do ar para dois pontos próximos à Usina, e meteorológicos, para três pontos também próximos ao empreendimento estudado, para o mesmo período. A mineração de dados foi feita com auxílio de árvores de decisão geradas pelo pacote Weka (Waikato Environment for Knowledge Analysis), que é formado por um conjunto de implementações de algoritmos de diversas técnicas de Mineração de Dados. Caracteriza-se, assim, como uma pesquisa descritiva, visto que são analisados dados existentes, via Mineração de Dados e interpretação dos resultados, focando causas e conseqüências; e aplicada, uma vez que o objetivo final foi o levantamento de formulação de indicadores que permitam a visualização direta da influência da operação do empreendimento estudado na qualidade do ar.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).