A complementaridade de saberes técnicos com arte e cultura: reflexões teóricas, a experiência do Projeto Mostra de Talentos no IFRJ – campus Realengo e uma proposta para sua expansão

Autores

  • Maria Célia Dantas Pollig Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n32016p31-49

Palavras-chave:

Pulsão, Sublimação, Educação, Arte, Cultura

Resumo

Este artigo apresenta o embasamento teórico com o qual me envolvi para compreender melhor a dimensão da tarefa a que me proponho, na forma do desenvolvimento do Projeto Mostra de Talentos, pela complementaridade da formação técnica e da oferta de oportunidades de expressão artísticas e culturais, enquanto Orientadora Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Realengo. Concluo apresentando reflexões e propondo a ampliação do escopo de intervenção do projeto, que poderia ser transformado em programa institucional do IFRJ.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Célia Dantas Pollig, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ
    Mestra em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil. E-mail: maria.pollig@ifrj.edu.br.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

POLLIG, Maria Célia Dantas. A complementaridade de saberes técnicos com arte e cultura: reflexões teóricas, a experiência do Projeto Mostra de Talentos no IFRJ – campus Realengo e uma proposta para sua expansão. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 31–49, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n32016p31-49. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/5844.. Acesso em: 21 nov. 2024.