Um estudo dos royalties de petróleo: impactos sobre indicadores sociais nos municípios do Rio de Janeiro.
Palavras-chave:
Royalties, Justiça intergeracional, Saúde, Educação, Renda, MunicípiosResumo
O presente trabalho tem como objetivo central avaliar o impacto das receitas de royalties referentes à exploração e produção de petróleo e gás natural recebidas por 59 municípios fluminenses, no período 1996-2001, sobre as condições de vida da população local, expressas por indicadores sociais tradicionalmente utilizados na literatura. Analisa as mudanças ocorridas no quadro institucional envolvendo a indústria petrolífera, desde a Lei nº 2.004/53, que criou a Petrobras e também instituiu os royalties até a Lei nº 9.478/97, conhecida como a Lei do Petróleo e que teve, entre outras conseqüências, o aumento significativoda arrecadação dos royalties pelos municípios. Dando ênfase às receitas dos municípios, o texto legal define royalties como instrumento compensatório pelos impactos causados pela indústria de petróleo. Em seguida, utilizando-se da teoria sobre renda da terra, mineral e econômica, são buscados os fundamentos econômicos dos royalties, destacando-se o de dar garantias às gerações futuras de obtenção de renda equivalente, por se tratar de um recurso não-renovável. A fundamentação teórica realizada respalda o entendimento de que uma das formas de garantir a justiça intergeracional é por meio do aumento da capacidade produtiva da sociedade, que pode ser traduzida como melhoria de condições nas áreas de educação e saúde, ou seja, investimento em capital humano. Para avaliar se as receitas de royalties têm afetado, de forma estatisticamente significativa, os indicadores sociais de educação e saúde nos municípios beneficiados, é realizado um estudo empírico no qual são utilizados modelos econométricos.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).