Diagnóstico do Meio Físico como contribuição ao planejamento do uso da Terra do Município de Campos dos Goytacazes
Palavras-chave:
Planejamento do uso da Terra, Diagnóstico do Meio Físico, SigResumo
Esse trabalho apresenta o diagnóstico do meio físico do Município de Campos dos Goytacazes e visa com isso produzir informações básicas de orientação ao planejamento do uso da terra nesse município. Essa pesquisa está baseada em escala regional de observação, uma vez que o Município de Campos dos Goytacazes tem um território de 4036 km2. Os aspectos ambientais analisados são geologia, geomorfologia, pedologia e capacidade de uso dos recursos quanto à declividade. Todos esses temas analisados sob a forma de mapas foram convertidos para formato digital e inseridos no sistema de informação geográfica Idrisi For Windows 3.2. A modelagem aplicada foi o cruzamento simples dos mapas digitais e análise de campo. A análise de campo consistiu de um levantamento fotográfico da paisagem sistemático em todas as unidades de síntese dos cruzamentos, além de coletas de amostras de rochas destinadas a produção de pedra ornamental e levantamento bibliográfico sobre outros estudos desenvolvidos na região. Os resultados alcançados permitem concluir que o Município de Campos dos Goytacazes pode ser dividido em unidades geológico-geomorfológicas que apresentam comportamento ambiental singular e que essas unidades são orientadoras de estudos de detalhe para o planejamento efetivo do uso da terra.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).