A Contribuição dos Processos Industriais de Construção para Adoção de Novas Tecnologias na Construção Civil no Brasil

Autores/as

  • Marcellus Serejo Ribeiro CEFET Campos
  • Camilo Michalka Júnior UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20030021

Palabras clave:

Tecnologia, Industrialização, Coordenação modular, Sistemas construtivos

Resumen

Esse trabalho analisa a industrialização da construção civil no Brasil e sua contribuição para a racionalização da construção. É feita uma abordagem de como a industrialização pode contribuir (ou ser imprescindível) para a qualidade e a economia do ambiente construído. É feita, inicialmente, uma análise dos sistemas industriais de construção. São apresentados os sistemas industriais, fechado e aberto, e suas características e condicionantes. Finalmente é feita uma análise comparativa dos sistemas construtivos, desde os primitivos ou artesanais até os sistemas industrializados, enfocando dois aspectos. O primeiro aspecto é o da possibilidade da convivência dos sistemas artesanais com os industrializados. O segundo, que pode ser um desdobramento do primeiro, é a possibilidade da transformação gradativa de um sistema construtivo altamente artesanal para um sistema construtivo altamente industrializado.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marcellus Serejo Ribeiro, CEFET Campos
    Doutorando em Arquitetura da UFRJ. Prof. do CEFET Campos – RJ e do Curso de Arquitetura e Urbanismo das faculdades Integradas Geraldo Di Biase FGB-FERP.
  • Camilo Michalka Júnior, UFRJ
    Prof. Dr. Ing. da Escola de Engenharia e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ.

Referencias

ASSOCIAÇÃO Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. NBR 5706: Coordenação Modular da Construção. Rio de Janeiro, 1977.

ASSOCIAÇÃO Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. NBR 5729: Princípios Fundamentais para Elaboração de Projetos Coordenados Modularmente. Rio de Janeiro: 1982.

ASSOCIAÇÃO Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. NBR 5730: Símbolos Gráficos Empregados na Coordenação Modular da Construção. Rio de Janeiro: 1982.

ASSOCIAÇÃO Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. NBR 5731: Coordenação Modular da Construção. Rio de Janeiro: 1982.

BIRULES, Francisco Basso et al. Pré – fabricacion e Industrializacion en la Construcion de Edificios. Barcelona: Ed. Técnicos Associados, 1968.

BNH / IDEG. Coordenação Modular da Construção. Rio de Janeiro:Gráfica Portinho Cavalcanti, 1978.

CAPORIONI; GARLATTI; TENCA-MONTINI. La Coordenatión Modular. Barcelona: Ed. Gustavo Gilli, 1971.,

CONCEIÇÃO, Edmilson. “Estrutura da Mudança”. In Revista Qualidade na Construção, n. 16. ano II. São Paulo: SINDUSCON, 1982.

ENGEL, Heino. Sistemas de Estruturas. São Paulo: Hemu, 1981.

GRAEFF, Edgar A. A arte e a técnica na arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

HUTH, Steffen. Construir con Células Tridimensionales. Barcelona: Ed. Gustavo Gilli, 1976.

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS. Catálogo de Processos e Sistemas Construtivos para Habitação. Divisão de Engenharia Civil, Agrupamento de Componentes e Sistemas Construtivos, São Paulo, 1998.

INSTITUTO DE PESQUIISAS TECNOLÓGICAS. Diagnóstico tecnológico da Indústria da Construção Civil. São Paulo, 1987.

IPT – INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÖGICAS. Programa de Atualização Tecnológica Industrial – PATI – Construção Habitacional. São Paulo, 1988.

LIMA, João Filgueiras. A industrialização da Argamassa Armada no Brasil. Anais do I Simpósio Nacional De Argamassa Armada. Escola Politécnica de Universidade de São Paulo, Depto. de Engenharia de Construção Civil, São Paulo, 1986.

MANDOLESI, Enrico. Edificación. El proceso de edificación. La edificación industrializada. La edificación del fututo. Barcelona: Ed. CEAC, 1981.

MORAIS, Regis. Filosofia da Ciência e da Tecnologia. Campinas: Papirus, 1988.

NISSEN, Henrik. Construcion Industrial y Disenño Modular. Madri: H. Blume. 1978.

ROSSO, Teodoro. Racionalização da Construção. São Paulo:FAUUSP, 1980.

ROSSO, Teodoro. Teoria e Prática da Coordenação Modular. São Paulo: FAUUSP, 1976.

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

RIBEIRO, Marcellus Serejo; MICHALKA JÚNIOR, Camilo. A Contribuição dos Processos Industriais de Construção para Adoção de Novas Tecnologias na Construção Civil no Brasil . Revista Vértices, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 89–108, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20030021. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20030021.. Acesso em: 22 jul. 2024.