O público e o privado como produtos de consumo

Autores/as

  • Claudia Mariza Braga Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Enoi Miranda Barbosa Mendes Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120046

Palabras clave:

Brasil, Música sertaneja, Análise, Estudos Culturais

Resumen

Reflexão sobre a idealização do sertanejo, a manutenção de sua identidade em contraponto à ausência desta percebida no universo urbano, a partir da análise dos significados inseridos nas canções e dos temas abordados, em suas possíveis significações no imaginário nacional, que provoca a expansão do gênero. Discussão a respeito das possibilidades de expressão e/ou representação do homem do campo nas letras das canções sertanejas, entendidas como possibilidades de (re)identificação deste homem com o universo rural do qual se distanciou a partir da migração para as grandes cidades e como busca de integração do universo campesino ao urbano.

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Biografía del autor/a

  • Claudia Mariza Braga, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
    Prof. Dr. – UFSJ. Universidade Federal de São João del-Rei - Brasil. Depto de Letras Artes e Cultura. E-mail: cmbraga@ufsj.edu.br
  • Enoi Miranda Barbosa Mendes, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
    Prof. Ms. – UFSJ. Universidade Federal de São João del-Rei - Brasil. Depto de Letras Artes e Cultura. E-mail: enoi@ufsj.edu.br.

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Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

BRAGA, Claudia Mariza; MENDES, Enoi Miranda Barbosa. O público e o privado como produtos de consumo. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 2 Especial, p. 99–110, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120046. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120046.. Acesso em: 22 nov. 2024.