A formação inicial de professores de Física em Centros Federais de Educação Tecnológica: contribuições e críticas
Palabras clave:
Formação de professores, CEFETs, Políticas Públicas na educaçãoResumen
A dissertação é o resultado de pesquisa sobre as Licenciaturas em Física, criadas em 2000, no CEFET Campos e em 2001, no CEFET São Paulo. Está estruturada em quatro capítulos nos quais é feita uma revisão da literatura sobre a formação inicial dos professores e, especificamente, da formação de professores de Física - linha de pesquisa que vem ganhando corpo na última década a partir da linha de pesquisa sobre Ensino de Física. São relembrados fatos, fazendo-se um breve histórico desta formação. Faz-se uma exposição da história do ensino técnico no Brasil, a partir de pesquisa bibliográfica para qual recorreu-se a autores consagrados e também apresenta-se uma história da transformação das Escolas Técnicas Federais em Centros Federais de Educação Tecnológicas – os CEFETs –, nos últimos dez anos. Recorreu-se à legislação e à própria experiência da autora como profissional de um destes Centros. A partir da análise dos dados coletados em documentos, nos depoimentos de professores e de alunos e nas observações feitas, apresenta-se um histórico da criação dos cursos e descreve-se os modelos e a estrutura curricular inicial dos cursos de formação de professores de Física do CEFET Campos e do CEFET São Paulo. O CEFET Campos promove, inicialmente, uma Licenciatura abrangente, em Ciências, sendo a primeira a ser criada nos novos Centros. O CEFET São Paulo cria, no ano seguinte ao CEFET Campos, uma Licenciatura que já nasce direcionada à formação do professor de Física. São experiências diferentes que podem contribuir para a efetiva formação de professores de Física, com qualidade, no país. Apresenta-se, também, o olhar da autora sobre as políticas públicas encaminhadas pelo MEC para a área da formação de professores e Ciências da Natureza em meio à reforma educacional de inspiração neoliberal impressa elos seguidos governos brasileiros no final do século XX e início do século XXI.Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Los autores del manuscrito enviado a la revista Vértices, representados aquí por el autor correspondiente, aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista Vértices el derecho de primera publicación.
Al mismo tiempo, el trabajo está licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a terceros copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato y mezclar, transformar y construir sobre su contenido para cualquier propósito legal, incluso comercial, siempre que el trabajo original se cite correctamente.
Los autores no recibirán ningún pago material por su manuscrito y la Essentia Editora lo pondrá a disposición en línea en modo de acceso abierto, a través de su propio sistema o de otras bases de datos.
Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en la revista Vértices (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se alienta a los autores a difundir y distribuir en línea la versión posterior a la publicación (es decir, la versión final posterior al arbitraje) o la versión PDF del editor en distintas fuentes de información (por ejemplo, en repositorios institucionales, temáticos o páginas web personales) en cualquier momento después de la primera publicación del artículo por la revista Vértices.
La Essentia Editora puede realizar cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el estándar culto de la lengua, con el consentimiento final de los autores.
Las opiniones expresadas en el manuscrito son responsabilidad exclusiva de los autores.