A formação inicial de professores de Física em Centros Federais de Educação Tecnológica: contribuições e críticas
Palavras-chave:
Formação de professores, CEFETs, Políticas Públicas na educaçãoResumo
A dissertação é o resultado de pesquisa sobre as Licenciaturas em Física, criadas em 2000, no CEFET Campos e em 2001, no CEFET São Paulo. Está estruturada em quatro capítulos nos quais é feita uma revisão da literatura sobre a formação inicial dos professores e, especificamente, da formação de professores de Física - linha de pesquisa que vem ganhando corpo na última década a partir da linha de pesquisa sobre Ensino de Física. São relembrados fatos, fazendo-se um breve histórico desta formação. Faz-se uma exposição da história do ensino técnico no Brasil, a partir de pesquisa bibliográfica para qual recorreu-se a autores consagrados e também apresenta-se uma história da transformação das Escolas Técnicas Federais em Centros Federais de Educação Tecnológicas – os CEFETs –, nos últimos dez anos. Recorreu-se à legislação e à própria experiência da autora como profissional de um destes Centros. A partir da análise dos dados coletados em documentos, nos depoimentos de professores e de alunos e nas observações feitas, apresenta-se um histórico da criação dos cursos e descreve-se os modelos e a estrutura curricular inicial dos cursos de formação de professores de Física do CEFET Campos e do CEFET São Paulo. O CEFET Campos promove, inicialmente, uma Licenciatura abrangente, em Ciências, sendo a primeira a ser criada nos novos Centros. O CEFET São Paulo cria, no ano seguinte ao CEFET Campos, uma Licenciatura que já nasce direcionada à formação do professor de Física. São experiências diferentes que podem contribuir para a efetiva formação de professores de Física, com qualidade, no país. Apresenta-se, também, o olhar da autora sobre as políticas públicas encaminhadas pelo MEC para a área da formação de professores e Ciências da Natureza em meio à reforma educacional de inspiração neoliberal impressa elos seguidos governos brasileiros no final do século XX e início do século XXI.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).