A formação inicial de professores de Física em Centros Federais de Educação Tecnológica: contribuições e críticas

Autores

  • Nelma Ferreira Santos

Palavras-chave:

Formação de professores, CEFETs, Políticas Públicas na educação

Resumo

A dissertação é o resultado de pesquisa sobre as Licenciaturas em Física, criadas em 2000, no CEFET Campos e em 2001, no CEFET São Paulo. Está estruturada em quatro capítulos nos quais é feita uma revisão da literatura sobre a formação inicial dos professores e, especificamente, da formação de professores de Física - linha de pesquisa que vem ganhando corpo na última década a partir da linha de pesquisa sobre Ensino de Física. São relembrados fatos, fazendo-se um breve histórico desta formação. Faz-se uma exposição da história do ensino técnico no Brasil, a partir de pesquisa bibliográfica para qual recorreu-se a autores consagrados e também apresenta-se uma história da transformação das Escolas Técnicas Federais em Centros Federais de Educação Tecnológicas – os CEFETs –, nos últimos dez anos. Recorreu-se à legislação e à própria experiência da autora como profissional de um destes Centros. A partir da análise dos dados coletados em documentos, nos depoimentos de professores e de alunos e nas observações feitas, apresenta-se um histórico da criação dos cursos e descreve-se os modelos e a estrutura curricular inicial dos cursos de formação de professores de Física do CEFET Campos e do CEFET São Paulo. O CEFET Campos promove, inicialmente, uma Licenciatura abrangente, em Ciências, sendo a primeira a ser criada nos novos Centros. O CEFET São Paulo cria, no ano seguinte ao CEFET Campos, uma Licenciatura que já nasce direcionada à formação do professor de Física. São experiências diferentes que podem contribuir para a efetiva formação de professores de Física, com qualidade, no país. Apresenta-se, também, o olhar da autora sobre as políticas públicas encaminhadas pelo MEC para a área da formação de professores e Ciências da Natureza em meio à reforma educacional de inspiração neoliberal impressa elos seguidos governos brasileiros no final do século XX e início do século XXI.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Resumos de dissertações e teses

Como Citar

A formação inicial de professores de Física em Centros Federais de Educação Tecnológica: contribuições e críticas. Revista Vértices, [S. l.], v. 9, n. 1/3, p. 195–196, 2010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/80.. Acesso em: 29 abr. 2024.