Uma abordagem de apoio à criação de arquiteturas de referência de domínio baseada na análise de Sistemas Legados
Palabras clave:
Arquiteturas de Referência de Domínio, Recuperação de Arquitetura, Análise Dinâmica, Engenharia de Domínio, VariabilidadeResumen
Grandes empresas costumam possuir sistemas de software que representam esforço e recursos investidos, além de embutirem conhecimento sobre o negócio. É comum que elas desenvolvam software no mesmo domínio, a fim de atender a diferentes clientes em um mesmo ramo de negócio. Esse fato tem motivado a adoção de abordagens de reutilização como Engenharia de Domínio (ED) e Linha de Produtos (LP). A ED pode ser entendida como o processo de identificação e organização do conhecimento sobre uma classe de problemas, isto é, o domínio do problema, para suportar a sua descrição e solução. A LP pode ser vista como uma vertente da ED, cujo foco foi transferido para o âmbito empresarial. Em ambas as abordagens a arquitetura de referência de domínio ou Domain Specific Software Architecture (DSSA) representa a base para a instanciação de aplicações. Ela atende aos requisitos do domínio, expressando as suas similaridades, opcionalidades e variabilidades, isto é, aspectos similares e distintos entre as aplicações do domínio. Embora os sistemas existentes, comumente denominados sistemas legados, representem uma das fontes de informação essenciais para a ED e LP, eles, em geral, não possuem documentação atualizada para a sua compreensão. Nesse contexto, a Engenharia Reversa (ER) provê técnicas para a reconstrução de modelos para esses sistemas, partindo da análise estática ou dinâmica. Porém, não oferece apoio à análise desses modelos para a sua reutilização. Diante desse cenário, esta tese propõe uma abordagem de apoio à criação de DSSAs a partir de sistemas legados, que envolve: um processo de ER, com foco na recuperação de elementos arquiteturais que representem conceitos do domínio e a comparação das arquiteturas recuperadas em um domínio, identificando as suas semelhanças e diferenças, por meio de técnicas, como a adoção de um dicionário de sinônimos, comparação de nomes de elementos por intermédio de substrings em comum, dentre outros. A análise dinâmica é priorizada no processo de Engenharia Reversaproposto, visto que os sistemas analisados são Orientados a Objetos, mas a análise estática a complementa. As abordagens de ED e LP existentes não costumam oferecer esse apoio sistemático à criação de DSSAs a partir de sistemas legados, como a abordagem proposta, que define uma seqüência de atividades, apoiadas por critérios, técnicas e ferramental.Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Los autores del manuscrito enviado a la revista Vértices, representados aquí por el autor correspondiente, aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista Vértices el derecho de primera publicación.
Al mismo tiempo, el trabajo está licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a terceros copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato y mezclar, transformar y construir sobre su contenido para cualquier propósito legal, incluso comercial, siempre que el trabajo original se cite correctamente.
Los autores no recibirán ningún pago material por su manuscrito y la Essentia Editora lo pondrá a disposición en línea en modo de acceso abierto, a través de su propio sistema o de otras bases de datos.
Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en la revista Vértices (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se alienta a los autores a difundir y distribuir en línea la versión posterior a la publicación (es decir, la versión final posterior al arbitraje) o la versión PDF del editor en distintas fuentes de información (por ejemplo, en repositorios institucionales, temáticos o páginas web personales) en cualquier momento después de la primera publicación del artículo por la revista Vértices.
La Essentia Editora puede realizar cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el estándar culto de la lengua, con el consentimiento final de los autores.
Las opiniones expresadas en el manuscrito son responsabilidad exclusiva de los autores.