O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS Socioambiental como Incentivo à Melhoria das Políticas Públicas Ambientais em Nível Municipal: o caso de municípios da região metropolitana do Recife – PE
Palavras-chave:
Medidas legislativas, Conservação ambiental, ICMS Socioambiental, Governo municipal, Políticas públicas ambientaisResumo
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS Socioambiental tem a proposta, em síntese, de compensar financeiramente e de promover o desenvolvimento sustentável nos municípios, estimulando a busca de resultados nos aspectos ambientais, econômicos e sociais. Nesta perspectiva, esta dissertação tem a proposta de investigar se este instrumento está incentivando a melhoria das políticas públicas ambientais em nível municipal, por meio de ações voltadas à conservação da biodiversidade, e de adequados sistemas de tratamento e disposição final de resíduos sólidos, em municípios da Região Metropolitana do Recife - RMR. A metodologia utilizada para este estudo teve abordagens quantitativas e qualitativas, por meio da análise de dados contábeis dos municípios, dos índices de conservação da biodiversidade dos municípios, e da pontuação para os resíduos sólidos. Também foram aplicados questionários nos onze municípios mais populosos da RMR e realizada uma entrevista com o responsável pelos cálculos do ICMS Socioambiental da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. Ao final observou-se que a principal contribuição do ICMS Socioambiental para a melhoria das políticas públicas ambientais em nível municipal reside justamente no estímulo para o recebimento do recurso financeiro repassado por meio da transferência do ICMS arrecadado no Estado de Pernambuco para os municípios. Como recomendação, sugere-se que sejam adotadas, na prática, variáveis qualitativas para o critério “unidades de conservação”, aumentado o percentual destinado para o critério “resíduos sólidos”, e incluído o processo de coleta seletiva como mais um critério para pontuação no repasse do ICMS.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).