Centralização ou Democracia? Uma reflexão sobre a gestão educacional nos Institutos Federais de Educação, face às perspectivas democratizantes da educação
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20130028Palavras-chave:
Gestão Educacional, Democracia, Institutos Federais de Educação Ciência e TecnologiaResumo
O presente artigo reflete sobre a necessidade de se praticar a gestão educacional participativa em instituições públicas de ensino, especificamente nos recém instituídos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. Toma como base o modelo de gestão educacional praticado no Instituto Federal Baiano para discutir como a transformação das antigas escolas agrotécnicas federais em Institutos Federais (IFs) não foi o suficiente para quebrar o velho paradigma marcado pela manutenção das oligarquias nos processos de tomada de decisões nas unidades escolares. Aborda também como os interesses políticos e pessoais podem afastar a participação de alguns segmentos escolares (equipe pedagógica, professores, técnicos administrativos, alunos e pais de alunos) na tomada de decisão e contribuir mais ainda para a manutenção do poder hierárquico-verticalizado mantido por diretores. Sugere ideias que vislumbrem a prática da gestão educacional sem perder de vista a Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional Brasileira de 1996 (LDB 9394/96), que prega a participação dos técnicos administrativos e professores na elaboração do projeto pedagógico da escola e da comunidade escolar em conselhos escolares ou equivalentes.Downloads
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